ILP realiza curso 'Temas Avançados de Geopolítica Aeroespacial, Desenvolvimento e Meio Ambiente'
23/08/2024 17:12 | Instituto do Legislativo Paulista | Da Redação - Fotos: Agência Alesp
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu, nesta quinta-feira (22), o quarto encontro do curso "Temas Avançados de Geopolítica Aeroespacial, Desenvolvimento e Meio Ambiente". O evento contou com a participação, como palestrantes, da mestre em Ciências Aeroespaciais, Fernanda Diógenes, e da mestre em Relações Internacionais, Laura Cristina.
A primeira das duas partes da aula, ministrada pela pesquisadora Fernanda, focou em apresentar o que são detritos espaciais e as formas de combate à poluição no espaço, que pode causar impactos ambientais, econômicos e sociais.
"Atualmente, estão em órbita aproximadamente 11 mil toneladas de lixo espacial. O problema para o meio ambiente está na desorbita destes objetos que, em sua maioria, caem no Oceano Pacífico, poluindo as águas e degradando o ambiente marinho local", explicou a cientista, mencionando uma das áreas de maior impacto da problemática.
Para Fernanda, a solução seria fortalecer e unificar as regulamentações de exploração espacial e atividades em órbita, como a instalação de satélites, por exemplo.
"As normas atuais são muito flexíveis com os estados e empresas privadas, permitindo a eles acatarem ou não as recomendações contra a poluição", afirmou a pesquisadora. "A elaboração de novas convenções internacionais ajudaria a organizar o cenário da exploração espacial", acrescentou Fernanda.
Energia
Já na segunda parte, Laura Cristina apresentou a cadeia produtiva e os impactos sociais gerados pela exploração de minerais para a indústria aeroespacial.
"A exploração dos minerais é guiada por uma disputa energética, pois é preciso muita energia para minerar, e isso tem um impacto no meio ambiente e, portanto, na nossa qualidade de vida", explicou Laura. "A briga entre a geração de energia renovável e não renovável por conta de agentes que se recusam a realizar a transição energética causa um cabo de guerra que não leva a humanidade a lugar nenhum", acrescentou Laura.
Aulas
A próxima aula do curso acontece no dia 27 deste mês, às 14h, no canal do ILP e da Alesp no Youtube.
Assista à aula, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- ILP traz debate sobre aviação civil e seminário sobre direito eleitoral em novembro
- Revista do ILP apresenta desafios do envelhecimento e efeitos das apostas no Brasil
- Parceria entre Alesp e TCE-SP ampliará capacitação de gestores municipais.
- ILP debate soluções para população em situação de rua no estado de São Paulo
- Seminário do ILP e Ipem-SP debate ações para impulsionar inovação na gestão pública
- Em Brasília, ILP e Abrig lançam dicionário pioneiro sobre Relações Institucionais e Governamentais
- ILP debate soluções para resíduos da construção civil no Brasil
- Geração de empregos e desenvolvimento econômico: ILP promove debate sobre centros comerciais
- ILP recebe 4 premiações em reconhecimento ao incentivo a pesquisa e sustentabilidade
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações