Por eficiência e modernidade, Alesp aprova projeto que reformula as agências regulatórias estaduais
10/09/2024 20:02 | Serviços Públicos | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (10), a proposta de reformulação da estrutura e das atribuições das agências reguladoras estaduais, responsáveis pela fiscalização dos serviços públicos transferidos para o setor privado. A medida teve votos favoráveis de 60 parlamentares, 11 contrários e segue, agora, para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Proposto pelo Governo, o Projeto de Lei Complementar 35/2024 cria a SP-Águas, que nasce da transformação do atual DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), e também amplia o rol de atuação de outras duas agências: da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos no Estado de São Paulo).
As alterações na legislação, de acordo com o Executivo, darão mais autonomia administrativa, orçamentária e de planejamento as três agências. Também garantirão mais independência na gestão dos quadros de funcionários, incluindo a possibilidade de realização de concursos públicos sem necessidade de autorização governamental.
O Governo aponta ainda que a proposta foi pensada para garantir a obediência a regras de compliance e de governança no processo de indicação de membros da diretoria e do cargo de diretor-presidente das agências.
Projeto aprimorado no Parlamento
As deputadas e os deputados estaduais se debruçaram nas últimas semanas analisando o PLC 35/2024. A tramitação na Casa contou com a realização de uma audiência pública com participação da sociedade civil, de parlamentares e de representantes do Governo. Na sequência, a propositura recebeu aval das Comissões Permanentes do Parlamento.
O texto aprovado foi aprimorado pelos parlamentares com a incorporação de mais de 40 emendas. Entre as alterações, foi criado um conselho consultivo composto por representantes dos consumidores, usuários dos serviços, organizações da sociedade civil, agentes econômicos e do Parlamento Paulista. No total, o Colegiado terá 15 membros, sendo três indicados pela Assembleia Legislativa. Entre as competências, o grupo avaliará a prestação de contas e aprovará planos estratégicos das agências.
Para o deputado Barros Munhoz (PSDB), relator da propositura, a atualização da legislação já era necessária há anos e agora as agências reguladoras estarão mais fortalecidas e modernizadas. "Não é necessário enumerar e mencionar as tantas benfeitorias tornadas realidade ao longo de tantos anos por essas instituições, mas também é o caso de se lembrar e superar os entraves que tanto tem atravancado o trabalho dessas mesmas instituições", afirma.
Os parlamentares de oposição, por sua vez, se posicionaram contrários à proposta, afirmando que a concessão à iniciativa privada não significa necessariamente um melhor serviço prestado à população. "Não adianta fortalecer as agências reguladoras se não tiver prerrogativas para resolver o problema no dia a dia da vida das pessoas. Vivemos numa crise permanente em relação a planos de saúde e a concessionárias de energia elétrica", criticou Paulo Fiorilo (PT). A oposição ainda pontuou a preocupação com o futuro dos atuais funcionários das agências e do DAEE.
As novas agências
Em linhas gerais, a SP-Águas nasce para ser responsável pela fiscalização, controle e regulação de todas as formas de uso da água no estado, como abastecimento público, indústria, agricultura, comércio, geração de energia, entre outros. Dessa forma, dentre as atribuições, a nova agência vai regular a captação de água tanto superficial (nascentes e mananciais) quanto subterrânea (poços artesianos), bem como a operação dos reservatórios de água.
A Artesp, por sua vez, terá seu rol de atuação ampliado, passando a ser responsável pela fiscalização dos transportes rodoviário, aeroportuário, hidroviário e metroviário estaduais, além do transporte coletivo intermunicipal, inclusive o metropolitano. Assim, a Agência de Transportes passa a incorporar as linhas de Metrô e trens metropolitanos que operam por meio de concessão à iniciativa privada - hoje responsabilidade da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) - e também o transporte metropolitano sobre pneus. A nova legislação também define a Artesp como a agência reguladora para novos projetos de mobilidade, como o do Trem Intercidades que ligará a Capital a Campinas.
Por fim, a Arsesp será a responsável pela regulação de uma grande gama de serviços, como gás canalizado, saneamento básico, transmissão e distribuição de energia elétrica, além das parcerias público-privadas futuras e em operação. Também será função da Arsesp a regulação das atividades da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), recentemente desestatizada.
Assista à Sessão, na transmissão feita pela TV Alesp:
Galeria de imagens: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720320227125
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
- .
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações