Aprovada na Alesp, Lei que simplifica abertura de empresas tem adesão de 99% das cidades paulistas
24/09/2024 19:26 | Desenvolvimento Econômico | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo e Governo SP



Após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em setembro de 2023, a Lei Estadual 17.761/2023, que acaba de completar 1 ano, se tornou um dos pilares do Facilita SP, programa estadual que busca desburocratizar e dar agilidade à abertura de empresas e à obtenção de licenças e alvarás para novos negócios no estado. O objetivo da medida é aumentar a competitividade e a atração de investimentos para os municípios paulistas.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, 99% das cidades paulistas já aderiram ao programa, que ainda está em fase de implementação. Com a simplificação da jornada para empreender, a iniciativa pretende movimentar a economia e gerar emprego e renda.
Classificação de risco
De autoria do deputado Leonardo Siqueira (Novo), a Lei Estadual 17.761/2023 inova em implementar a classificação de risco das atividades econômicas do estado. Essa definição se baseia no setor de atuação, no porte da empresa e nos possíveis impactos socioambientais da atividade.
Com a regulamentação do Facilita SP, os negócios considerados de baixo risco serão dispensados de alvarás e de licenças, agilizando os processos de abertura, legalização e licenciamento. Para as operações com risco moderado, será dada permissão de início e, apenas posteriormente, será feita a vistoria dos órgãos competentes. Por fim, as atividades de alto risco seguem com a obrigatoriedade de vistoria prévia para o começar a operar.
"Com essa legislação, nos aproximamos de países desenvolvidos ao desburocratizar o processo de abertura de empresas. Como a taxa de empreendedorismo de uma sociedade é sinônimo de crescimento econômico e geração de renda e empregos, devemos facilitar a vida de quem quer abrir um negócio", defende Siqueira, na justificativa do Projeto de Lei.
Implantação em 4 etapas
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a implementação do Facilita SP está sendo feita em quatro etapas. A primeira, já concluída, contou com a regulamentação da legislação a partir de decreto estadual. A mesma norma também regulamentou a Lei de Liberdade Econômica (Lei Federal 13.874/2019) e o Código de Defesa do Empreendedor (Lei Estadual 17.530/2022).
A segunda fase, também concluída, contou com a criação do comitê responsável por deliberar sobre a classificação de risco das atividades econômicas. Até o momento, 908 tipos de negócios foram considerados como de baixo risco e deverão ser dispensados dos alvarás. Confira a lista oficial aqui.
Está em andamento a terceira etapa, que será o desenvolvimento de um portal integrador do programa para a emissão de atos públicos de registro de legalização, licenças e alvarás. A previsão da Secretaria é de que a ferramenta seja lançada oficialmente ainda em 2024.
Forte adesão dos municípios
A quarta e última etapa, também em andamento, tem sido o engajamento dos municípios no Facilita SP. O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é garantir a adesão de todas as cidades paulistas. Para isso, a Pasta tem dialogado com as prefeituras e realizado lives em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com a Junta Comercial do Estado de São Paulo para explicar o funcionamento do programa e dos processos de adesão e participação. Até o momento, a estratégia já garantiu a adesão de 638 cidades, das 645 possíveis.
Ainda de acordo com a Secretaria, é importante que as prefeituras já iniciem o processo de integração tecnológica e publiquem decretos municipais de adesão ao programa. A ideia é que, com a tecnologia em funcionamento, haja uma automatização das inscrições municipais dos novos negócios.
Um exemplo é São João da Boa Vista, uma das primeiras cidades a aderir ao programa. No momento, a Prefeitura trabalha para que o sistema seja implementado e utilizado com eficiência. Com a medida em plena operação, o município espera aumentar a abertura de novas empresas.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações