Alesp condecora presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e estende homenagem a paratletas de SP

Sob comando de Mizael Conrado, a delegação brasileira alcançou o top 5 pela primeira vez na história da competição com 89 pódios; os 91 atletas paulistas que foram a Paris também receberam homenagens
14/10/2024 17:36 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Mizael: foi possível porque todos acreditaram<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andréa: trabalho admirável e emocionante<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André: luta incansável por inclusão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rebeca: muitos jovens vindo e se destacando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mais de 90 atletas foram homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo condecorou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Presidida pela deputada Andréa Werner (PSB), a solenidade também serviu para homenagear os 91 atletas paulistas que disputaram os Jogos Paralímpicos de Paris.

Liderada por Conrado, a delegação brasileira alcançou o top 5 pela primeira vez na história da competição com 89 pódios: 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.

"O trabalho que o Comitê Paralímpico tem desenvolvido é admirável. Foi uma campanha emocionante [em Paris], de chorar mesmo. O melhor resultado paralímpico da história. E isso se deve também aos esforços do Mizael que é apaixonado pelo CPB", ressaltou Andréa Werner, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Casa.

No ato solene, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, ressaltou a luta incansável de Mizael Conrado por uma sociedade mais inclusiva e justa. O parlamentar reforçou que o legado do ex-jogador de futebol de cegos inspira toda a sociedade ao demonstrar que "o esporte é uma poderosa ferramenta de mudança, capaz de quebrar barreiras, vencer os preconceitos e transformar vidas".

Conrado aproveitou a oportunidade para reconhecer o comprometimento e determinação de atletas que colocaram o Brasil entre as cinco potências mundiais do esporte paralímpico. "Isso só foi possível porque todos acreditaram que a causa é mais relevante que qualquer barreira que se coloca em nosso caminho", destacou.

Presidente do CPB desde 2017, Mizael Conrado vai deixar o cargo em dezembro deste ano, quando se encerra o mandato da atual gestão. Na Alesp, o dirigente elencou conquistas do Comitê, como por exemplo a transferência da sede de Brasília para São Paulo. A mudança fazia parte da estratégia de promover desenvolvimento esportivo para entregar cidadania às pessoas com deficiência.

O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro ocupa uma área de 95 mil m² no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul da Capital paulista. "O Centro hoje garante aos atletas brasileiros treinamentos e as melhores estruturas, as mesmas encontradas nas grandes competições internacionais", ressaltou Conrado.

Ainda durante o discurso de agradecimento, o presidente anunciou que, em breve, o Comitê, em parceria com o Governo do Estado, vai lançar o projeto Escola Mais Inclusão com o objetivo de "criar uma estratégia inclusiva nas aulas de educação física" para crianças com deficiências da rede estadual de ensino.

Paratletas homenageados

Como parte da solenidade de entrega do Colar de Honra a Conrado, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alesp entregou placas comemorativas reconhecendo a trajetória vitoriosa dos 91 atletas paulistas que participaram dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. "Cada um de vocês foi parte de uma campanha emocionante. O estado inteiro está com orgulho de vocês", comentou Andréa Werner.

Na mesma linha, o presidente da Alesp destacou que os homenageados pela Comissão são exemplos de perseverança e dedicação. "Cada vitória, cada conquista é resultado de muito esforço, sacrifício e, acima de tudo, paixão pelo esporte", declarou André do Prado.

Em nome dos homenageados, a judoca paralímpica Rebeca Silva, medalha de ouro em Paris, lembrou a história dela na categoria de base do CPB. A medalhista de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, salientou que o Centro de Treinamento tem ajudado na renovação do esporte paralímpico brasileiro. "Muitos atletas jovens estão vindo e se destacando, assim como eu", comentou.

O evento solene na Alesp ainda contou com as presenças do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; o secretário municipal adjunto da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Flávio Fenólio; e dos deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Clarice Ganem (Podemos).

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira mais imagens da Sessão

alesp