Na Alesp, Audiência Pública discute desestatização de linhas da CPTM

Leilão das linhas 10, 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está previsto para o próximo dia 28; reunião ouviu autoridades e membros da sociedade civil
10/03/2025 18:55 | Transporte Público | Da Redação - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Desestatização da CPTM: diálogo com a população<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Guilherme Cortez (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Camila presid. do Sindicato dos Metroviários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Simão Pedro (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341530.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (10), uma Audiência Pública para debater a possível privatização de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Organizado pelas bancadas do Psol e do PT, o evento reuniu membros da sociedade civil, políticos e outras autoridades.

O deputado Guilherme Cortez (Psol), um dos responsáveis pela organização do evento, explicou que a reunião tem o objetivo de promover a discussão, junto à população, sobre o futuro das linhas 10,11 e 12 da Companhia. "Está marcado para o dia 28 de março o leilão de três linhas da CPTM, que vem na esteira da privatização recente das linhas 8 e 9 que já são administradas pela iniciativa privada. Nós achamos que a privatização não é o melhor caminho para termos um transporte público de qualidade pra população", pontuou.

Já o deputado Simão Pedro, representando a bancada do PT, reforçou a importância da participação popular em projetos como esse: "é uma preocupação nossa saber como é que vai ser essa concessão, quais são os investimentos que serão feitos e como é que a sociedade vai participar e fiscalizar. A princípio, nós somos contrários a essa ideia, porque nós achamos que o Estado é essencial para o bom funcionamento do transporte público e para a mobilidade urbana. Então, entendemos que o Estado tem que ser o responsável por garantir esse serviço".

Gabriel Piauí, membro do Partido Liberal, também esteve presente no evento se posicionou favorável a desestatização. "A concessão dessas linhas da CPTM é o caminho certo. A CCR [empresa responsável pela administração das linhas 8 e 9 do transporte ferroviário] pegou um sistema sucateado, com mais da metade dos trens em manutenção. A empresa herdou o problema, mas trabalha continuamente para entregar um serviço de qualidade", argumentou.

"Existe um discurso de que a privatização vai garantir a economia dos cofres públicos. Isso já é um discurso questionado. Hoje o dinheiro do Estado de São Paulo, voltado ao transporte sobre trilhos, vai na maior parte para as empresas privadas, para as linhas 4, 5, 8 e 9", ressaltou, por sua vez, a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp