Ação social: cozinhas solidárias do MTST são homenageadas em Sessão Solene na Alesp

Criado com o propósito de combater a fome durante a pandemia, programa completa 4 anos em 2025; solenidade foi proposta pela deputada Ediane Maria (Psol)
17/03/2025 17:50 | 4 anos em atividade | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão Solene aconteceu no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cozinhas Solidárias são homenageadas na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341829.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem foi proposta pela dep. Ediane Maria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cozinhas surgiram durante a pandemia de Covid-19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341831.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Atuação feminina foi destaque durante sessão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prestou uma homenagem, na última sexta-feira (14), às cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), programa que completa quatro anos em 2025. A Sessão Solene de celebração foi proposta pela deputada Ediane Maria (Psol).

Criadas com o propósito de combater a fome nas regiões de atuação do MTST durante a pandemia de Covid-19, as cozinhas solidárias se tornaram um programa permanente do movimento social e hoje estão presentes em 53 cidades ao redor do Brasil.

"No momento da pandemia, em que muita gente estava isolada em casa e com fome, foi o MTST e os movimentos sociais que se levantaram para fazer esse trabalho e instalar as cozinhas coletivas", destacou Ediane Maria.

A parlamentar, oriunda dos movimentos por moradia do estado, estava na linha de frente das ocupações durante a pandemia e participou da consolidação das cozinhas coletivas como programa do MTST. "É um projeto que é coletivo, vem do movimento social e que mostrou, na prática, que nós conseguimos fazer políticas públicas de combate à fome no nosso país", afirmou Ediane.

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) prestigiou a Sessão e, em sua fala, destacou o protagonismo feminino na organização do projeto. "Tem muita gente que não aparece, mas que faz um trabalho danado para a coisa acontecer. Temos que parabenizar as guerreiras que, todos os dias, estão lá garantindo que as cozinhas funcionem", disse.

A iniciativa

Voltadas para a população das regiões mais vulneráveis do estado e do país, as cozinhas solidárias surgiram em 2021 e, hoje, após quatro anos em atividade, garantem a alimentação de mais de 12 mil pessoas de baixa renda, de acordo com o MTST.

Além do combate à fome, as cozinhas também se tornaram centros sociais importantes para as comunidades onde estão instaladas, contando com oficinas, rodas de conversa, atendimento jurídico, psicológico e de saúde, saraus e cursos de alfabetização.

Coordenadora do MTST, Andréia Barbosa comentou sobre a atuação diversificada do projeto. "As cozinhas transcenderam o prato de comida. Muitas pessoas acessavam as cozinhas por estarem sozinhas, por se sentirem abandonadas. Organizamos um projeto que já atendeu muitas pessoas, rico em atividades", disse. "A cozinha é um lugar que a gente acessa empatia, solidariedade e onde o principal tempero é o amor e o respeito", completou.

Confira a galeria de imagens da sessão

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp