Médico e diretor da Saúde da Unicamp, Oswaldo Grassiotto é homenageado pela Alesp

Promovida pelo deputado Barros Munhoz (PSDB), Sessão Solene ressaltou contribuição de Grassiotto para a Saúde do estado e para o desenvolvimento da Universidade Estadual de Campinas
15/04/2025 18:47 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | João Pedro Barreto - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Oswaldo Grassiotto recebe Colar de Honra da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz (PSDB): gesto de gratidão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio José Meirelles: sabedoria e sensatez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343335.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruna Furlan, pres. Comissão de Saúde: referência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grassiotto: Sem SUS Brasil seria barbárie<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão foi prestigiada por deputados e prefeitos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com uma vida inteira dedicada à saúde e à Medicina, Oswaldo da Rocha Grassiotto recebeu, na noite desta segunda-feira (14), o Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A maior honraria do Parlamento Paulista foi entregue ao médico e diretor-executivo da Área da Saúde da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) por iniciativa do deputado Barros Munhoz (PSDB).

"Estamos realizando essa homenagem por gratidão à Unicamp, que é a instituição que conseguiu se transformar em um orgulho para todos nós, paulistas e brasileiros. Todos aqui são testemunhas deste trabalho, das vidas que ela salva. É um gesto de gratidão", disse o parlamentar proponente da homenagem, reconhecendo o papel de Grassiotto no desenvolvimento da instituição de ensino.

Atual reitor da Universidade, Antonio José Meirelles fez coro a Barros Munhoz e destacou a atuação do médico como docente e gestor na Unicamp. "Tive uma convivência intensa com o Oswaldo nos últimos quatro anos e é uma pessoa de extrema sabedoria e sensatez. Ele teve um papel muito importante nesse mandato que exerci à frente da Unicamp. Mas, além disso, ele deixou uma marca na história da Universidade", afirmou Meirelles.

"Ele sempre enfrentou os desafios com muita qualidade. Pegou um período de pandemia, a saída dela, com todas as dificuldades, com as filas nos hospitais e sempre procurou enfrentar com muita sensatez, mas, sobretudo, muita proatividade. Sempre teve também a preocupação de pensar a saúde regional e em como colaborar com o Estado na resolução dos desafios", complementou o reitor. Desde 2021, Grassiotto está à frente da Diretoria Executiva da Área da Saúde, mesmo período em que Meirelles esteve na reitoria da Unicamp.

Trajetória

Médico ginecologista e obstetra, Oswaldo da Rocha Grassiotto completou o doutorado em Ciências Médicas em 1998 na Universidade de Campinas, instituição onde é, até hoje, docente da Faculdade de Medicina. Contribuiu para a elaboração do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, adotado e implantado pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de São Paulo desde a década de 1980. Na mesma década, ajudou na construção do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp, no qual exerceu o cargo de diretor-executivo entre 2007 e 2013.

Grassiotto ainda foi vice-reitor executivo de Administração e representou a Universidade em conselhos sobre a previdência paulista. "Oswaldo dedicou toda a vida para qualificar o processo, o aprendizado e a saúde. Tornou-se uma referência na Unicamp, dedicando-se à Medicina, à docência e ao exercício de cargos importantes, dando enorme contribuição às Ciências Médicas e à Universidade", enfatizou a presidente da Comissão de Saúde da Alesp, deputada Bruna Furlan (PSDB).

À frente da Área de Saúde da Universidade, o médico coordenou o complexo que abarca as faculdades de Ciências Médicas, Enfermagem, Odontologia, além do Hospital de Clínicas, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, o Centro de Hematologia e Hemoterapia, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo, e o Centro de Saúde da Comunidade.

A Unicamp ainda auxilia o Governo estadual na gestão do Hospital Estadual de Sumaré e do Hospital Regional de Piracicaba, assim como dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) de Amparo, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste e São João da Boa Vista.

Com cerca de cinco décadas de Medicina, o homenageado relembrou figuras e momentos importantes que marcaram sua história pessoal e profissional. "Em março de 1986, tive uma experiência muito marcante em minha vida. Acontecia a oitava Conferência Nacional de Saúde em Brasília e, neste evento, nasceu o conceito de que Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Parecem palavras, mas são poucos os ambientes no mundo que assumem isso e o Brasil assumiu e colocou na Constituição de 1988", contou Grassiotto.

"Vi nascer aquilo que viria se chamar Sistema Único de Saúde, que, aliás, é o foco da atenção de 100% dos atendimentos da Unicamp, que faz isso com qualidade e procura mostrar que é possível fazer, dando cobertura universal e assistência para todos como dever do Estado. Se o SUS não existisse, o Brasil seria uma barbárie", completou o professor, que ainda agradeceu à Assembleia pela parceria com a Universidade.

Presenças

Também compareceram à solenidade a vice-reitora da Unicamp, Maria Luiza Moretti, e os deputados estaduais Dirceu Dalben (Cidadania), Rafa Zimbaldi (Cidadania), Carlos Cezar (PL) e Thiago Auricchio (PL), além de vereadores e prefeitos paulistas.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão

alesp