Movimento certeiro: xadrez transforma rotina e impulsiona aprendizado em escola pública de SP
12/06/2025 15:10 | Dia Estadual do Enxadrista | Tom Oliveira - Fotos: Agência Alesp e Divulgação




"Qual a primeira regra do xadrez? Silêncio! Como a torre se move? Em linha reta! E qual a única peça que pula? O cavalo, que vai do dia para a noite ou da noite para o dia!"
Essa conversa é comum entre os alunos da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina Mazzei, zona norte da Capital paulista. O xadrez, ali, deixou de ser apenas um passatempo e se tornou uma importante ferramenta pedagógica e de transformação social.
Há dez anos, o professor Leonardo Alcântara introduziu o xadrez nas aulas de educação física. O sucesso foi tanto que, em 2021, a escola oficializou o projeto "Movimento Educativo Pedro Costa de Xadrez", ampliando o alcance da iniciativa com apoio da comunidade e parcerias externas.
"Um dos pilares do projeto é permitir que todas as crianças participem, respeitando suas limitações individuais. Podemos dizer que 99% dos alunos aprendem a jogar, principalmente por interagirem e se ajudarem mutuamente", explica o professor.
Com mais de 300 estudantes matriculados no ensino fundamental I, a escola dispõe hoje de tabuleiros individuais, mobiliário apropriado e até um tabuleiro gigante no pátio, utilizado em atividades lúdicas e pedagógicas.
A relevância do projeto ganhou projeção internacional em 2024, quando a escola foi selecionada entre as três finalistas do prêmio World's Best School Prizes, promovido pela organização britânica T4 Education, na categoria "Colaboração Comunitária".
"Essa indicação foi um marco importante para nossa escola, reforçando o valor do nosso trabalho junto à comunidade. Sermos a única representante brasileira entre as finalistas nos deixa extremamente orgulhosos", destaca Leonardo.
Educação além do tabuleiro
A diretora da escola, Janaina Freire, ressalta os impactos positivos do projeto em todas as áreas acadêmicas. "Os alunos estão mais concentrados, tranquilos e desenvolvem habilidades essenciais, como raciocínio lógico e resolução de problemas. Os benefícios são evidentes na matemática e também na disciplina e convivência escolar. Além disso, aprendem a respeitar o adversário e lidam com derrotas e vitórias de maneira saudável", afirma.
Outro avanço destacado pela diretora é o maior engajamento das famílias. "Os pais começaram a se envolver mais com a vida escolar dos filhos e relatam que jogam xadrez em casa com eles, fortalecendo o vínculo familiar e a aprendizagem", reforça.
Nos últimos dez anos, cerca de 900 estudantes passaram pelas aulas de xadrez do professor Leonardo. Alguns deles se destacaram em competições como os Jogos Estudantis do Estado de São Paulo e a Olimpíada Brasileira de Matemática.
Além dos resultados acadêmicos, o professor enfatiza o desenvolvimento socioemocional proporcionado pelo jogo. "O xadrez ensina paciência, perseverança, respeito, e ajuda os alunos a gerenciar emoções como frustração e alegria de maneira equilibrada. Também fortalece o pensamento estratégico, a memória e a tomada de decisões", completa.
No estado
A modalidade foi valorizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que, por meio da Lei Estadual 5095/1986, criou o Dia do Enxadrista, comemorado neste dia 12 de junho.
Em relação à inclusão do xadrez nas escolas, a Secretaria Estadual de Educação explica que o Currículo Paulista dialoga com os fundamentos pedagógicos definidos pela Base Nacional Comum e inclui atividades como brincadeiras e jogos, danças, ginásticas, entre outros. Nesse contexto, os jogos de tabuleiro começam a ser disponibilizados aos alunos a partir do terceiro ano do ensino fundamental por meio da experimentação de diferentes jogos de tabuleiro.
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