Alesp aprova criação da 'Sala de Cultura' em escolas públicas estaduais
18/06/2025 11:33 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Marcos Damasio
Projeto do deputado Marcos Damasio segue para sanção do governador e propõe espaço dedicado à arte, leitura e expressão cultural nas unidades escolares
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, no dia 11 de junho de 2025, o Projeto de Lei nº 1287/2023, de autoria do deputado estadual Marcos Damasio (PL), que autoriza o governo estadual a incluir a instalação da "Sala da Cultura" nos projetos arquitetônicos de construção, reforma ou adaptação de escolas da rede pública estadual. A proposta segue agora para sanção do governador.
A iniciativa estabelece que as Salas da Cultura sejam espaços voltados a atividades como redação, arte, dança, música, folclore, miniteatro e biblioteca, com área igual ou superior a 60 m² sempre que possível. O objetivo é transformar o ambiente escolar em um polo de desenvolvimento cultural, oferecendo aos estudantes mais oportunidades de expressão e aprendizado.
"Cultura é o meio de expressão do modo de vida da sociedade e a arquitetura escolar deve servir como seu instrumento. Os projetos construídos agora são patrimônio do futuro e esse reconhecimento é o passo inicial que qualifica a intervenção proposta. Além disso, criar oportunidades aos estudantes para descobrir e desenvolver seus potenciais é também papel da escola", justifica Damasio.
Esta proposta visa reduzir esta falta de opções no âmbito escolar, uma vez que mais da metade das escolas públicas nacionais carecem de biblioteca (fonte: CBN 01/08/2022). Outro ponto positivo é que há total sintonia da presente matéria com a Lei Federal 12.244/2010, que exige a construção de bibliotecas escolares.
A nova legislação também prevê a possibilidade de participação da comunidade e de empresas na manutenção desses espaços, com incentivos fiscais e contrapartidas como a cessão de espaço publicitário interno, garantindo a identificação dos benfeitores enquanto durar a doação ou o serviço prestado.
Para o deputado, a aprovação representa um avanço no fortalecimento da cultura e da educação no estado. "O Executivo paulista pode dar um bom exemplo ao fomentar a cultura e a educação de qualidade, especialmente em comunidades periféricas, oferecendo caminhos para o crescimento pessoal e até profissional dos estudantes", afirmou.
Com a aprovação na Alesp, o projeto aguarda agora a sanção do governador para entrar em vigor.
Notícias relacionadas
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Pioneiro, estado de São Paulo avança na proibição de teste em animais
- Salesópolis reforça prevenção ao abuso infantil e ao fortalecimento das entidades sociais
- Deputada leva programa 'Caminhos da Capacitação' para Franca e mais 10 cidades
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações