Biblioteca da Alesp lança projeto 'Cultura Humana' para aproximar público da literatura

Primeira edição terá apresentação da performance Terra Fértil, inspirada no livro Nosso Guarujá Caiçara, do historiador Wendel Dalitesi; evento de estreia será dia 25 de agosto, às 13h, no auditório Franco Montoro
19/08/2025 18:48 | Cultura | Da Redação

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-08-2025/fg351155.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico (DBAH) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lança o projeto "Cultura Humana", que promove encontros entre o público e autores de obras do acervo bibliográfico da Alesp. Através de palestras e apresentações artísticas, o projeto aproxima o público de um aspecto cultural relacionado a um grupo de pessoas que compartilham uma identidade regional, étnica ou histórica. A proposta estimula a reflexão crítica, o debate construtivo e valoriza a produção intelectual e artística.

A estreia será com a apresentação da performance Terra Fértil, inspirada no livro Nosso Guarujá Caiçara, do historiador Wendel Dalitesi, que também irá palestrar. Criada pela Cia Barrê de Dança, a performance propõe sensibilizar o olhar do público sob uma perspectiva ancestral e descolonizada na formação cultural do litoral paulista.

A apresentação será dia 25 de agosto, às 13 horas, no Auditório Franco Montoro, no Palácio 9 de Julho. Após a apresentação, o autor participará de um bate-papo com o público sobre a pesquisa que originou o livro.

Terra Fértil resgata a memória de mulheres indígenas, negras e caiçaras na formação do território de Guarujá. A prévia de 15 minutos traz à cena uma narradora grávida que sente a presença ancestral em seu corpo. Por meio de dança e poesia, ela evoca Janaina (indígena), Jurema (africana) e Bernarda (caiçara), três figuras que, embora estejam ausentes da história oficial, permanecem vivas na memória corporal da narradora e da criança que ela carrega no ventre.

Inscrições gratuitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1AN5InSRXa_WeFBFzZlnHCNlzcZBh2kLk7YdTtQoDSM0/edit?pli=1

alesp