Agosto Verde: seminário debate equidade e proteção no cuidado da primeira infância

Encontro de Frente Parlamentar discutiu práticas integradas em creche; iniciativa apontou importância da abordagem multidisciplinar
28/08/2025 18:54 | Creches | Giullia Chiara - Foto: Bruna Sampaio e Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Audiência debate cuidados na primeira infância<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Marina Helou: equipamento público integral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351706.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Paula Albuquerque: nutrição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351707.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Suelaine Carneiro: existe demanda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quinta-feira (28), um encontro da Frente Parlamentar pela Primeira Infância. Liderado pela deputada Marina Helou (Rede), o grupo se reuniu para discutir práticas integradas em creches, com foco em cuidado, equidade e desenvolvimento infantil.

O evento que marcou o Mês da Primeira Infância - conhecido como Agosto Verde -, reuniu especialistas e membros da sociedade civil para apontar caminhos em defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. "Tem um ditado de origem africana que é muito famoso e eu gosto muito de falar: é preciso de uma vila para cuidar de uma criança. Mas, também tem outro jeito de olhar: uma criança forma uma vila. A partir das crianças, conseguimos cuidar de toda a sociedade", citou Marina Helou.

A parlamentar ainda mencionou a importância da abordagem multidisciplinar para garantir um ambiente de qualidade para todas as crianças. "Esse espaço é para conectar a sociedade civil, pesquisadores, vereadores, educadores. Eu estou muito feliz com esse evento porque a gente tem tratado a creche como um equipamento público integral da sociedade, onde devemos falar sobre saúde, antirracismo, alimentação e parentalidade", destacou.

Proteção e cuidado

Entre os temas abordados no seminário, especialistas debateram a importância da nutrição para o desenvolvimento adequado de crianças. "A primeiríssima infância, que são crianças de 0 a 36 meses, exige cinco refeições diárias. Isso representa 70% das necessidades nutricionais de uma criança. Garantir a oferta de alimentos in natura ou minimamente processados é fundamental para a saúde de qualquer indivíduo", explicou a pediatra e gerente clínica do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), Maria Paula Albuquerque.

Coordenadora de educação e pesquisa do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Suelaine Carneiro mencionou a necessidade de proteger os direitos de bebês e crianças frente às questões da atualidade. "Estamos acompanhando violações aos direitos das crianças, mas, principalmente, abusos e violências contra elas", disse.

Durante a explanação, Suelaine ressaltou que ainda existem obstáculos para que a creche se torne um lugar acessível para todas as famílias. "A creche ainda precisa avançar em muito na garantia dos direitos. São Paulo, por exemplo, não tem fila nas creches, mas há demanda. As principais razões para essa demanda são a distância entre a casa e a creche, a vulnerabilidade financeira e custo do transporte privado", apontou.

Palestrantes também apresentaram modelos bem-sucedidos e abordaram temas como estrutura adequada, acessibilidade, racismo, educação ambiental, sobrecarga de cuidadores e cuidadoras, entre outros assuntos.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp