Alesp condecora organização Visão Mundial Brasil por atuação filantrópica em defesa da infância

Com 50 anos de história no Brasil, entidade já beneficiou mais de 8 milhões de crianças em vulnerabilidade social; reconhecida por respostas rápidas em emergências, associação atuou na tragédia em São Sebastião
22/09/2025 16:16 | Colar de Honra ao Mérito Legislativo | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Sessão Solene homenageia Visão Mundial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Elton: gratidão por vidas transformadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visão Mundial dedica-se à proteção da infância<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Crucciti: é gente servindo gente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tadashi: liderança e proximidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou prestigou solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, nesta segunda (22), o Colar de Honra ao Mérito à organização Visão Mundial Brasil, por iniciativa do deputado estadual Dr. Elton (União). Com 50 anos de atuação no país, a instituição filantrópica dedica-se a projetos de proteção à infância, combate à fome e acesso à educação, beneficiando 8,6 milhões de crianças. De inspiração cristã, a entidade também é reconhecida por respostas rápidas em emergências, a exemplo da tragédia em São Sebastião, no litoral paulista.

Para o parlamentar, o cuidado da Visão Mundial com a infância vai além das estatísticas. "São vidas transformadas pela educação, pela saúde, pela proteção contra a violência, e pelo fortalecimento das famílias e comunidades", afirmou Dr. Elton, que participa de ações humanitárias da entidade desde os tempos de estudante de medicina. Segundo ele, a homenagem da Alesp representa "uma declaração de gratidão a cada homem e mulher que fizeram da Visão Mundial um instrumento de fé, justiça e amor".

O deputado também ressaltou a contribuição da entidade para a construção de marcos históricos em defesa da infância brasileira, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Foi um marco civilizatório para nosso país", disse. Entre as conquistas asseguradas pelo Estatuto, Elton destacou o reconhecimento da cidadania plena de crianças e adolescentes, a prioridade absoluta nas políticas públicas, a proteção contra o abuso, o trabalho infantil e a violência doméstica, além da criação dos Conselhos Tutelares. "Ao longo de cinco décadas, a Visão Mundial continua sendo a guardiã desse legado", concluiu.

Gente servindo gente

Em seu pronunciamento, o diretor-executivo da Visão Mundial Brasil, Thiago Crucciti, reiterou o compromisso da organização com a proteção das crianças mais vulneráveis. Ele citou a atuação recente em São Sebastião, destacando que pequenos gestos em momentos de crise ajudam a recuperar o senso de segurança e afeto. "Em uma situação de calamidade, a criança perde os padrões de segurança. Isso causa um dano na saúde mental" explicou Crucciti. "Quando a Visão Mundial entra, ela leva não só um lanche, mas cria um senso afetivo importante. É gente servindo gente", completou o diretor.

Membro do conselho da Visão Mundial Internacional, Fábio Tadashi resgatou a origem da instituição-matriz em 1950, quando o pastor Bob Pierce decidiu ajudar uma criança coreana após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a organização está presente em mais de 100 países, atuando em zonas de conflito e vulnerabilidade extrema. Ao final de sua fala, Tadashi refletiu sobre os desafios de liderança e proximidade, mantendo a sensibilidade diante das realidades individuais por trás dos números. "Tudo dessa história de 75 anos vem dessa busca de descobrir o que fazer com as outras crianças", sublinhou Tadashi.

Presença

Autora a Política Estadual pela Primeira Infância na Alesp, a deputada estadual Marina Helou (Rede) esteve presente na solenidade.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp