Constituição e Justiça da Alesp dá aval a criação de canal de denúncias contra assédio em escolas
15/10/2025 17:12 | Propostas em tramitação | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Costa
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em reunião realizada nesta quarta-feira (15), deu parecer favorável à proposta que cria um canal de denúncias para casos de assédio sexual nas escolas da rede estadual. O projeto foi um dos 116 itens em pauta analisados e votados pelo colegiado.
De autoria da deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), o Projeto de Lei 172/2025 pretende criar uma linha direta para que a comunidade escolar possa denunciar casos e ameaças de violência ocorridos no ambiente das instituições de ensino.
De acordo com o texto da proposta, o canal de denúncias deve possibilitar contato direto de escolas com Guardas Metropolitanas e com a Secretaria Estadual de Educação. "Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 revelam que 37% dos casos de violência sexual no Brasil ocorrem contra crianças e adolescentes, muitos deles no ambiente escolar ou em seu entorno. A criação desse canal contribuirá para a desnaturalização da cultura do assédio no ambiente escolar, promovendo a conscientização da comunidade", justifica a deputada Paula Nunes.
Saúde e bem-estar
Na mesma reunião, presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL), os parlamentares da CCJR também acataram projetos voltados para o bem-estar de pessoas que demandam cuidados especiais e para a garantia de direitos de pessoas com deficiência.
O colegiado aprovou o Projeto de Lei 220/2024, da deputada Dani Alonso (PL), que busca garantir a pessoas transplantadas os mesmos direitos previstos na Lei 12.907/2008, que consolida a legislação da pessoa com deficiência no estado.
"A equiparação de direitos contribui para a redução de estigmas e preconceitos associados à condição de transplantado. Isso não apenas fortalece a inclusão, mas também educa a sociedade sobre as necessidades específicas desses indivíduos, promovendo uma cultura mais empática e igualitária", justifica a autora do projeto.
Além dele, também recebeu aval o Projeto de Lei 139/2025, de autoria do deputado Dr. Elton (União), que propõe que o estado de São Paulo forneça gratuitamente medidores de glicose para crianças e adolescentes com Diabetes Tipo 1.
O equipamento, essencial para o monitoramento da glicose no sangue, funciona por meio de um sensor implantado na pele, geralmente no braço ou abdômen, permitindo a medição contínua. A ideia é que residentes do estado com até 14 anos tenham acesso contínuo ao equipamento garantido pelo estado.
Pesca artesanal
Buscando valorizar a produção local, o Projeto de Lei 504/2025, do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), busca fazer com que universidades estaduais priorizem a compra de pescados oriundos da pesca artesanal para seus restaurantes universitários.
A ideia é que essas instituições celebrem parcerias com cooperativas e associações de pescadores paulistas sempre que houver disponibilidade de oferta compatível com as exigências sanitárias, nutricionais e de qualidade.
"A pesca artesanal é uma atividade econômica fundamental para milhares de famílias paulistas, especialmente em comunidades litorâneas, ribeirinhas e lacustres. Além de representar uma forma sustentável de exploração dos recursos pesqueiros, com técnicas de baixo impacto ambiental e respeito à biodiversidade, ela preserva saberes tradicionais e estruturas sociais locais", justifica Marcolino.
Confira a galeria de imagens da reunião
Assista à reunião, na íntegra, pela transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações