Homenagem reconhece importância da Fundação Padre Albino para Catanduva e região

Fundação recebeu Colar de Honra ao Mérito por seus serviços de saúde, educação e assistência social
18/11/2025 19:14 | Serviços sociais | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Colar de Honra é a mais alta honraria da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão: vontade inabalável de fazer o bem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Amarante: rede solidária de cuidados humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2025/fg356942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (17), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Fundação Padre Albino (FPA). A homenagem, iniciativa da deputada Beth Sahão (PT), é a mais alta honraria concedida pela Alesp a cidadãos e instituições que contribuem para o desenvolvimento social, cultural ou econômico do Estado.

"Homenagear a Fundação Padre Albino é celebrar um sonho que surgiu através de um homem movido pela fé, pelo amor ao próximo e a vontade inabalável de fazer o bem. Este sonho espalhou suas sementes, que brotaram e deram frutos que transformaram o mundo para melhor", afirmou a deputada.

Criada em 1926, a Fundação é referência em serviços de saúde em Catanduva e região. Mais de 3 mil funcionários trabalham para manter o Hospital Padre Albino, Hospital do Câncer de Catanduva e centro de radioterapia. Também são responsáveis por administrar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da cidade.

Além dos serviços de saúde, a FPA mantém instituições de ensino, como o Colégio Catanduva e o Centro Universitário Padre Albino (Unifipa), e o abrigo para idosos Recanto MonSenhor Albino.

Dr. José Carlos Amarante, presidente do conselho de curadores da FPA, explicou que esses serviços contribuem para o desenvolvimento da região. "Oferecemos saúde de qualidade, geramos empregos, formamos profissionais, ampliamos pesquisas e fortalecemos a rede solidária de cuidados humanos", completou.

Origens

A Fundação foi nomeada em homenagem ao seu patrono. Albino Alves da Cunha e Silva nasceu em 1982, em Portugal. Chegou ao Brasil em 1912, e, em 1918, instalou-se em Catanduva, onde morou até sua morte, em 1973. Oito anos após sua chegada na cidade, inaugurou a Santa Casa de Misericórdia, que hoje é o Hospital Padre Albino.

"Mais do que patrono da Fundação, ele é, sem sombra de dúvidas, o maior benfeitor da história de Catanduva e região. É incrível notar como a trajetória deste homem de fé está entrelaçada aos destinos da cidade", destacou Beth Sahão.

Padre Albino já teve suas atitudes reconhecidas pela Igreja Católica e atualmente passa pelo processo de canonização no Vaticano. Para se tornar beato, e posteriormente santo, será necessária a comprovação de milagres dentro dos critérios estabelecidos pela instituição.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão

alesp