Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia personalidades da luta antirracista

22ª edição do Prêmio reuniu ativistas que lutam pela justiça racial e pela valorização da cultura afro-brasileira
01/12/2025 17:36 | Inclusão racial | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

22ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg357746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorginho Saracura coordenador do SOS Racismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg357747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci: cada conquista precisa ser celebrada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg357748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurici: racismo enraizado na sociedade brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg357749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 24 pessoas foram homenageadas por sua luta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg357750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (28), a 22ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares. A iniciativa é fruto da parceria entre o mandato do deputado Maurici (PT) e o SOS Racismo, serviço de combate à discriminação racial da Alesp.

A premiação homenageou 24 pessoas que atuam no enfrentamento às desigualdades, promovem justiça racial, fortalecem a cultura afro-brasileira e abrem caminhos de inclusão. "O prêmio é tão importante quanto a própria luta, afinal nossas histórias muitas vezes são invisibilizadas", destacou a deputada Leci Brandão (PCdoB), ativista da luta antirracista.

História

O coordenador do SOS Racismo, Jorge Luiz de Oliveira, mais conhecido como Jorginho Saracura, comentou sobre a importância de reconhecer o que já foi alcançado, mas continuar a luta por mais igualdade. "Embora avançamos bastante nos últimos anos com movimentos sociais e políticas públicas, ainda temos muito que conquistar", afirmou.

Para Maurici, o racismo institucional ainda está enraizado na sociedade brasileira, e continua impactando a população negra no acesso a educação, saúde, mercado de trabalho e na representação política.

"Hoje muito se fala da pauta antirracista, mas esquecem que a essa luta não começou agora. Por isso, cada conquista, organização e lei aprovada para fortalecer nosso povo precisa ser celebrada", destacou Leci sobre o histórico da luta contra o racismo.

Herança

O evento homenageou personalidades que levam a cultura afro-brasileira para novas gerações, como o Mestre Pelé, que usa a capoeira para reforçar a luta secular dos negros contra a desigualdade racial.

O Maestro João de Campos foi outro premiado, e reiterou a importância dos jovens continuarem o legado de combate ao racismo. "Eu estou na fase agora de ser homenageado, contar a história e dar depoimento. Esperamos agora que essa juventude maravilhosa que está chegando na liderança faça projetos focado nas questões raciais", completou.

Além dos citados, participaram do evento os deputados Luiz Claudio Marcolino, Paulo Fiorilo, Eduardo Suplicy, Ana Perugini, Dr. Jorge do Carmo e Reis, todos do PT, e as deputadas Paula da Bancada Feminista e Ediane Maria, do Psol.

Assista a transmissão completa da cerimônia, realizada pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp