Solenidade de conscientização sobre a Aids homenageia fundador do Fundo Positivo
01/12/2025 19:34 | Dezembro Vermelho | Fernanda Franco - Fotos: Larissa Navarro
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo concedeu, nesta segunda-feira (1º), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Harley Nascimento, fundador do Fundo Positivo, por seu trabalho no combate ao preconceito e à desinformação sobre o HIV/Aids.
A homenagem ocorreu simbolicamente no dia mundial de luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A solenidade, promovida pela deputada Thainara Faria (PT), também reuniu ativistas, movimentos sociais e pesquisadores para reafirmar a importância de políticas públicas, da defesa do SUS e do enfrentamento ao estigma que ainda marca a vida de pessoas com HIV.
"São Paulo tem um papel central no combate à Aids e precisa assumir sua responsabilidade diante do mundo ao pautar questões que afetam diretamente a população", afirmou Thainara Faria. Para a deputada, o debate sobre HIV/Aids exige reflexão sobre quem é colocado no poder, para promover políticas públicas efetivas, e também da importância de dar visibilidade à prevenção e tratamento.
O deputado Guilherme Cortez (Psol) destacou que as pessoas que vivem com a doença seguem enfrentando tentativas de silenciamento, seja pela violência direta, estigmas, ódio ou pela negação do acesso à saúde. "Que essa data sirva como momento de reflexão sobre desafios, conquistas e, sobretudo, de inspiração e empoderamento para as lutas futuras", disse.
Luta histórica e alertas
Com mais de 40 anos de atuação, o ativista histórico do movimento de Aids, Alberto Carlos Andreone lembrou as perdas de amigos e afirmou que o Dia Mundial de Luta contra a AIDS deve ser um dia de reflexão e luta. "Faltam campanhas de visibilidade, só a internet não basta. Nossos ativistas estão indo embora", disse.
Andreone chamou atenção para o envelhecimento das pessoas que convivem com HIV, que são mais suscetíveis a comorbidades como doenças cardíacas, diabetes, câncer e declínio cognitivo. O ativista alertou ainda para a banalização do HIV, reforçando que a infecção segue sem cura e que muitas pessoas continuam morrendo por falta de informação ou de acesso a tratamento, especialmente nos lugares mais afastados e vulneráveis. Para ele, "sair do armário do estigma é mais difícil do que sair do armário da sexualidade".
A antropóloga e pesquisadora clínica, Pisci, destacou que o mundo vive atualmente um momento crítico da epidemia e que o Brasil se tornou referência internacional graças ao protagonismo das "articulações comunitárias, movimento social, lutas de rua, das travestis, que construíram respostas pioneiras dentro do SUS e ensinaram a sociedade a trabalhar e a entender como é o cuidado com HIV/Aids, especialmente com a população mais marginalizada".
Pisci alertou ainda para o corte crescente de financiamentos em escala global e reforçou que HIV/AIDS não é um problema individual, mas uma questão de saúde coletiva. "É fundamental debater e articular soluções de forma comunitária", disse.
Nesse sentido, a codeputada da Bancada Feminista, Carol Iara, ressaltou que não é preciso viver com HIV para lutar ao lado de pessoas soropositivas e que fortalecer alianças é fundamental. Ela apontou que a epidemia segue invisibilizada em muitos espaços.
Homenageado
Harley Henriques do Nascimento, fundador do Fundo Positivo e há 37 anos luta contra o HIV/Aids, recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ? a maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista.
Mesmo sem viver com HIV, ele dedicou a vida ao ativismo desde os 19 anos e relembrou sua chegada a São Paulo como jovem militante, trabalhando para incorporar as primeiras medicações ao sistema público e combatendo narrativas que associavam AIDS à morte.
"No meio da dor e do caos, vamos sim celebrar a vida. A alegria é, para nós, um ato de desobediência civil. A Aids deve ser associada à vida e à valorização da existência coletiva", afirmou Harley. Ele contou que fez do ativismo seu projeto de vida. "O movimento de AIDS tem muito a ensinar à humanidade. A luta por equidade de direitos é coletiva", disse.
No evento, também foram entregues oito placas de agradecimento aos convidados da mesa e outros representantes pelo trabalho na luta contra a aids, entre eles: Alexandre Putti; médico Fred Nicácio; Alberto Carlos Andreone e seu marido; Carol Iara; Pisci; Matheus Emílio representante da Parada LGBT de São Paulo, e Élida Miranda, representante do Fundo Positivo. A trilha sonora do evento ficou por conta da cantora Assucena.
Assista à solenidade, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações