Às vésperas de votação no Congresso, audiência na Alesp debate novo Plano Estadual de Educação
04/12/2025 18:40 | Futuro | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou mais um debate sobre o novo Plano Estadual de Educação (PEE). Realizada na noite desta quarta-feira (3), uma audiência pública promovida pela deputada Professora Bebel (PT) discutiu a construção da legislação que deve definir diretrizes, metas e estratégias para a política educacional paulista a partir de 2026, quando vence o atual Plano.
"Queremos abrir um calendário de audiências públicas temáticas para que a gente consolide os objetivos e as metas do Plano Estadual de Educação. Não queremos que a tramitação ocorra a toque de caixa, queremos que seja debatido democraticamente, em um espaço aberto", disse a parlamentar. Bebel é a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa e coordenadora da Frente Parlamentar do Fórum Permanente de Estudos para Construção dos planos nacional, estadual e municipais de educação.
A reunião desta semana aconteceu poucos dias antes da votação do Plano Nacional de Educação (PNE), legislação federal que deve embasar a criação dos planos estaduais e municipais nos próximos anos. A previsão é de que o projeto do Governo Federal seja votado na comissão especial sobre o tema na Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (9).
"O Plano não pode ser uma carta de intenções. Você pode fazer propostas maravilhosas, mas tem que ter financiamento para isso", disse Professora Bebel. Para a parlamentar, o grande desafio das novas legislações que surgirão nas três esferas de poder será a garantia de recursos para a Educação.
Balanço
O atual Plano Estadual de Educação, instituído em julho de 2016, dará lugar, em 2026, à nova legislação estadual, que ainda será debatida e votada na Alesp. Bebel lamentou que estejamos chegando ao fim do vigor da atual lei sem cumprir todas as metas estabelecidas. "Temos ainda analfabetismo literal, pessoas que não sabem ler e escrever", pontuou a deputada.
Por sua vez, a coordenadora do Núcleo Especializado de Infância e Juventude da Defensoria do Estado de São Paulo, Ligia Mafei Guidi, disse que é necessário entender porque as metas do atual plano não foram cumpridas para que a construção da nova legislação seja mais efetiva.
Para ela, temas como o acesso à educação inclusiva, a evasão escolar - que foi agravada após a pandemia - e mecanismos de transferência de renda, que mantêm estudando aqueles jovens que precisam trabalhar para ajudar a família financeiramente, devem ser temas observados pelos legisladores. Ela ainda comentou sobre a ampliação do ensino em tempo integral, que já consta como meta no atual plano, mas que, em sua visão, não foi cumprida.
"Isso acontece principalmente na educação infantil. O horário da creche atende a maior parte da nossa população vulnerável, mas, por volta dos quatro ou cinco anos, já não há acesso universalizado à educação em período integral. Aqui na Capital muitas das nossas demandas são mães querendo transferência de escola", comentou.
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Na Alesp, entidades debatem políticas voltadas aos cuidados na primeira infância
- Frente Parlamentar ESG é lançada na Alesp para difundir práticas no setor público e privado
- Novas gerações: ILP lança primeiras aulas do 'Jovem Legislador', curso de educação política da Alesp
- Projetos de incentivo ao esporte e à leitura recebem aval da Comissão de Educação e Cultura
- Alesp recebe seminário sobre educação pública na Zona Leste da Capital
- Audiência pública na Alesp debate os rumos da Educação no Estado de SP
- Frente Parlamentar quer Primeira Infância como prioridade na Alesp
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações