Frente da Alesp investirá R$ 500 mil em projetos voltados à adoção

Sete iniciativas selecionadas por chamamento público receberão recursos do Orçamento estadual para custear iniciativas como profissionalização do voluntariado e ações de fortalecimento da convivência familiar
11/12/2025 16:54 | Frente Parlamentar | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sete iniciativas foram selecionadas pela Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio: total transparência à destinação de verbas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Revelar focou qualificação profissional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lar Batista: fortalecimento do vínculo familiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prefeitura de Monguagá, único ente público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lista de selecionados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358469.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Apoio à Adoção da Assembleia Legislativa de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) os projetos selecionados no Chamamento Público que vai destinar R$ 500 mil do Orçamento paulista a iniciativas voltadas ao tema. Dos 23 inscritos, sete serão contemplados com recursos de emendas impositivas do deputado estadual Caio França (PSB), coordenador do colegiado. As propostas escolhidas priorizam a profissionalização do voluntariado, a prevenção da devolução de crianças adotadas, o enfrentamento ao racismo e ações de fortalecimento da convivência familiar.

O deputado enfatizou a lisura da seleção, conduzida de forma autônoma e independente pelo Conselho Deliberativo da Frente, que inclui instituições como a Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Demos total transparência a esse processo", sublinhou França. Ele elogiou a participação dos grupos de apoio no chamamento público - dos sete selecionados, quatro pertencem a essa categoria. Caio lembrou que, historicamente, essas entidades enfrentam dificuldades para acessar verbas públicas por causa da falta de regularidade documental.

Selecionados

Os grupos de apoio à adoção (GAAs) se destacaram pela ênfase na qualificação profissional. O Grupo Revelar, de Mauá, foi contemplado ao propor a criação de um serviço de pós-adoção com psicólogos e assistentes sociais. Em Ribeirão Preto, o GAA local informou que vai aplicar os recursos para financiar atendimento psicológico às novas famílias. Já o grupo de Piracicaba apresentou um plano para ampliar a equipe técnica e zerar filas de espera.

Projetos que abordam temas urgentes, como o racismo estrutural e alternativas ao acolhimento institucional, também tiveram prioridade. O grupo Acolher foi selecionado pelo projeto de letramento racial e combate à invisibilidade de crianças negras no sistema de adoção. A Prefeitura de Mongaguá, único ente público escolhido, receberá apoio financeiro para implementar o serviço de família acolhedora voltado à primeira infância.

A sintonia com as discussões conduzidas pela Frente ao longo de 2025 também influenciou a seleção. O Lar Batista de Crianças foi contemplado por propor ações de fortalecimento do vínculo familiar, reduzindo o sofrimento provocado por interrupções no processo adotivo.

A Associação Brasileira Beneficente Aslan (Casa Elohim) também foi escolhida por apresentar ações específicas para acelerar a reintegração familiar, reafirmando que o abrigo institucional deve funcionar como um espaço temporário, e não permanente.

Assista ao evento na íntegra, em transmissão da Tv Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens


alesp