Alesp sedia posse de diretoria do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil paulista

Jacqueline Valadares segue na presidência da entidade que representa mais de 3 mil delegados da Polícia Civil paulista; parlamentares destacaram a necessidade do fortalecimento institucional da corporação
09/02/2026 15:42 | Reinvidicações | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Ao todo, 20 diretores foram empossados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jacqueline: valorização e atratividade da carreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olim presidiu solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reis: mobillizar entidades e Parlamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson: continuidade do diálogo institucional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (9), a solenidade de posse da diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) para o triênio 2026-2029. A delegada Jacqueline Valadares seguirá à frente da entidade, que representa 3,1 mil delegados da Polícia Civil paulista, dos quais cerca de 70% são sindicalizados.

O ato na Alesp foi presidido pelo deputado Delegado Olim (PP) e contou com a participação do deputado Reis (PT), investigador da Polícia Civil desde 1996.

Ao todo, 20 diretores titulares e suplentes tomaram posse, entre eles os dois vice-presidentes, Marcia Maria Shertzman e Ciro Bonilha, e o tesoureiro-geral Edson Pinheiro Júnior.

Já empossada, Jacqueline Valadares cobrou a reestruturação da carreira por meio da atualização da Lei Orgânica da Polícia Civil - cujo texto em vigor é de 1979 - e do pagamento de benefícios ainda negados à categoria, como hora extra, adicional noturno e auxílio-saúde.

"A valorização é uma pauta necessária diante da falta de atratividade de carreiras que exigem alta qualificação, mas dão pouco retorno", afirmou a delegada, ao recordar que, no passado, houve evasão de 1,2 mil policiais civis.

Com discursos convergentes na defesa da Segurança Pública, Olim e Reis destacaram a necessidade do fortalecimento institucional da Polícia Civil. Os parlamentares ressaltaram a importância da mobilização entre as entidades de classe e o Legislativo para viabilizar a valorização remuneratória. "Temos que ser unidos. Juntos, somos mais fortes. São 645 municípios com alguém da Polícia Civil. Somos diferentes das outras instituições e temos muita força", disse Olim.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Gilson Cézar Pereira da Silveira, ressaltou o compromisso com a continuidade do diálogo institucional. Ele sublinhou que a atuação do sindicato será fundamental para assegurar que a nova Lei Orgânica preserve as competências históricas e as prerrogativas dos delegados.

A solenidade também contou com a presença de lideranças como André Santos Pereira, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), e Raquel Gallinati, diretora da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol Brasil). Também prestigiou a posse o presidente da Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate), Antônio Carlos Fernandes.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão da TV Alesp:

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp