1º secretário da Assembléia visita a Associação Brasil Parkinson


21/02/2002 18:31

A convite da Associação Brasil Parkinson, o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), visitou na tarde desta quinta-feira, 21/02, a sede da entidade, localizada no bairro da Saúde, na zona Sul da Capital. O convite deve-se ao fato de o deputado ter apresentado em dezembro do ano passado o projeto de lei n.º 827, que define diretrizes para uma política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo projeto, os cerca de 40 mil portadores de Parkinson no Estado de São Paulo terão garantida, por meio do SUS, atenção integral em todas as manifestações clínicas da doença, assim como aos outros sintomas a ela relacionadas. Também receberão, entre outros direitos, medicação gratuita e demais formas de tratamento que visem minimizar os efeitos de modo a não limitar a qualidade de vida do portador. Entre esses tratamentos estão a fisioterapia, terapia fonoaudiológica e atendimento psicológico, com a disponibilização de profissionais das diversas áreas.

Recepcionado pelo presidente da Associação, Samuel Grossmann, o deputado Hamilton Pereira visitou a oficina de pintura, duas salas de fisioterapia e demais dependências da sede de 800 m2 e assistiu ensaio do coral que irá se apresentar em 11 de abril próximo no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), data que marca o Dia Internacional da Doença de Parkinson.

Samuel Grossmann, um dos fundadores da Associação Brasil Parkinson, disse que a Associação Brasil Parkinson, criada no ano de 1985, é sustentada pela mensalidade de 1.500 sócios, entre os quais a atriz Eva Wilma, cujo pai foi portador da doença. Ela, inclusive, é a associada de número 6 da entidade. A sede, inaugurada em maio de 1995, foi totalmente construída por doações voluntárias. Até mesmo o elevador foi instalado gratuitamente.

"Encaro o trabalho como uma missão de Deus. Cuido dela e da sua obra", disse Samuel Grossmann referindo-se a sua esposa, dona Marylandes Grossmann, portadora do mal de Parkinson e até bem pouco tempo presidente da Associação, função que exerceu desde a fundação da entidade. "É um trabalho heróico, que mostra que o mundo tem jeito", disse por sua vez o deputado Hamilton Pereira no encerramento da visita.

alesp