Centro de devoção do Estado de São Paulo, Aparecida oferece roteiro religioso e histórico
16/08/2010 20:15
A imagem de Nossa Senhora da Conceição, resgatada das águas do rio Paraíba do Sul por pescadores em 1717, deu origem à cidade de Aparecida e ao estabelecimento de um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo. Depois de décadas guardada em casa, em 1745 a imagem, já conhecida como Aparecida e à qual já se atribuíam diversos milagres, foi acomodada em uma capela construída no morro dos Coqueiros, evento que marca o início da devoção à santa.
Os frequentes relatos de milagres atribuídos à imagem fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica.
Em 1928, a vila conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.
Aparecida é conhecida como Capital Mariana da Fé e recebe anualmente mais de 9 milhões de visitantes.
A imagem "aparecida"
No ano de 1717, numa época escassa de peixe, três pescadores colheram em suas redes, perto do porto de Itaguaçu, o corpo de uma imagem quebrada na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da imagem e, juntando as duas partes, viram que se tratava da imagem da Senhora da Conceição. Depois disso, a pesca de peixe foi tão abundante que os pescadores e seus familiares atribuíram o fato a um milagre.
Por ter aparecido de um modo tão misterioso, a imagem passou a ser conhecida como Aparecida, nome que a consagrou na devoção popular. Proclamada Rainha e Padroeira do Brasil, seu santuário foi declarado de âmbito nacional e hoje é um templo de grande evangelização confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas, que há mais de um século são responsáveis pela pastoral e pelo atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do país e do exterior.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou, entre 1717 e 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da imagem, entregou-a a seu filho Atanásio, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Naquele oratório aconteceu o milagre das velas, que despertou maior expansão na devoção a Nossa Senhora da Conceição, agora já chamada de Aparecida.
Com o aumento da devoção, padre José Alves Vilela, então vigário de Guaratinguetá, teve de providenciar a aprovação da devoção em Nossa Senhora Aparecida pelas autoridades da Igreja para a construção do primeiro templo em seu louvor. Com a aprovação, a primeira igreja foi construída em 1745 no morro dos Coqueiros, hoje praça Nossa Senhora Aparecida, e acolheu multidões durante 145 anos (de 1745 a 1888). Era de taipa de pilão e não resistiu ao tempo.
A segunda igreja, que a substituiu e que ainda existe, foi inaugurada em 24 de julho de 1888, e é conhecida por Matriz Basílica, ou Basílica Velha. Acolheu multidões de peregrinos durante 95 anos (de 1888 a 1983). De estilo barroco, foi tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico em 18 de abril de 1982.
Santuário Nacional
Em 1980, a Basílica Nova foi consagrada pelo Papa João Paulo 2º, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.
Em 10 de setembro de 1946, deu-se o lançamento da pedra fundamental no local conhecido por morro das Pitas, onde hoje se encontra o santuário. O início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955, com a concretagem das colunas da ala norte.
A primeira missa no local onde se encontra o santuário aconteceu no dia 11 de setembro de 1946, e o primeiro atendimento aos romeiros no dia 21 de junho de 1959.
As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 3 de outubro de 1982, quando houve a transladação da imagem da Antiga Basílica para a Nova Basílica.
Pontos turísticos
Memorial Redentorista - criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história desta importante missão de fé, abrigando um museu.
Passarela da Fé " ponto de visitação obrigatório.
Igreja de São Benedito " igreja em homenagem ao padroeiro da cidade.
Matriz Basílica " igreja construída em 1745, primeira a abrigar a imagem.
Seminário Bom Jesus " erguido em 1895 em estilo renascentista, hospedou os papas João Paulo 2º e Bento 16.
Santuário Nacional " a igreja, segundo maior santuário mariano do mundo, foi erguida em 1955 e abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Teleférico " liga a parte baixa, onde está o Santuário Nacional, à parte alta, onde está a Basílica Velha.
Aquário " conta, entre outros, com piscina de tubarões.
Porto Itaguaçu " local do rio Paraíba do Sul em que a imagem foi encontrada.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
- Deputada e deputado promovem audiência pública sobre duplicação da 'Rodovia da Morte' BR-153
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações