Esporte, Atividade Física e Saúde
10/04/2012 20:25 | Da Redação: Vera Boldrini - Foto: Marco Cardelino, Márcia Yamamoto e Juliana Balangio
O 2º Seminário Esporte e Saúde, promovido pela Comissão de Assuntos Desportivos, que se estende até 13/4, foi aberto, na manhã desta terça-feira, 10/4, pelos deputados Alencar Santana e Enio Tatto, ambos do PT. O encontro pretende apresentar e debater o desenvolvimento científico, cultural e didático para a área.
Focado nas atividades de cultura corporal de movimento e suas relações com a saúde, o seminário, realizado na Assembleia Legislativa, tem ainda o objetivo de promover a socialização entre os participantes de políticas públicas voltadas para a área e apresentar ações bem sucedidas em municípios do Estado de São Paulo.
O evento tem como público-alvo secretários municipais de esportes, professores e alunos de educação física, fisioterapeutas, agentes comunitários, gestores esportivos e esportistas. Também participaram da mesa de abertura a representante do Ministério da Saúde, Danielle Alencar Cruzo; o secretário-adjunto estadual de Esportes, Walter Caveanha; o secretário municipal de Esportes, Artur Ricca, e Daniel Carreira, que organizou o evento.
Alencar Santana lembrou que a realização do seminário se integrou ao calendário de eventos da Assembleia Legislativa graças à promulgação da Resolução 882, fruto de projeto de Enio Tatto, que declarou ser da responsabilidade dos parlamentares estabelecer políticas de apoio ao esporte que, de uma forma ou de outra, está presente no dia a dia da população.
Sedentarismo
A representante do Ministério da Saúde abordou o tema Atividade Física e Saúde. Ela falou da necessidade do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças para a população brasileira, já que quase metade dessa população está acima do peso. Danielle discorreu sobre a pesquisa Vigitel, que traça o perfil de hábitos que influenciam a saúde do brasileiro. De acordo com o estudo, o brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário (apenas 15% praticam esporte) e tem alimentação pouco saudável. Esses são fatores de risco e multicausalidade de doenças crônicas.
O professor do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE-USP), José Alberto Aguilar Cortez, falou do exercício físico na prevenção e tratamento das doenças do aparelho circulatório. Segundo o especialista, transformar indivíduos sedentários em praticantes de atividade física não é nada fácil. "O grande desafio, quando há prescrição de exercício físico na fase de reabilitação, é transformar o tratamento preventivo em bem estar emocional com vínculos sociais que garantam sua continuidade", declarou. Ele ressaltou a necessidade da individualização do programa de treinamento.
O mestre em Biodinâmica do Movimento Humano da EEFE USP, Mauro Ferreira, discorreu sobre recomendações de atividade física à população adulta. As diretrizes atuais recomendam a prática de atividade aeróbica e fortalecimento muscular, que requerem, por sua vez, um balanço energético. Ele destacou que a prática dessas atividades, acima do mínimo recomendado, proporciona benefícios à saúde e um aumento de maior nível de aptidão física.
Vencer a obesidade " um desafio
A palestra do diretor da EEFE USP Carlos Eduardo Negrão salientou a mudança no estilo de vida para enfrentar o desafio da obesidade e suas decorrências. O assunto adquire importância pela informação de que a prevalência de sobrepeso e obesidade atingem taxas de 40% nas grandes capitais do Brasil. De acordo com Negrão, o tratamento não medicamentoso baseado em dieta hipocalórica e exercício físico melhora significativamente os fatores de risco associados à obesidade e à síndrome metabólica, tais como os altos níveis de pressão arterial, a resistência à insulina, os níveis de HDL colesterol e a circunferência abdominal.
A formação de recursos humanos em Educação Física e Esporte e as dimensões sócio-afetivas foram os assuntos abordados pelo professor da EEFE USP, Walter Roberto Correia. Em sua análise, o esporte e as atividades físicas em geral estão postos na agenda das demandas sociais mais prementes e o papel dos professores da área acabam sendo o de mediadores e agentes sociais entre os sujeitos da aprendizagem. Daí a grande importância que deve ser dada à formação desses profissionais.
A última conferência do dia teve como tema O papel da atividade física no controle e prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, e foi realizada por Aylton José Figueira Júnior, docente do Programa de Mestrado e Doutorado de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Ele enfatizou que, dentre os hábitos saudáveis adquiridos na adolescência, se destacam a prática da atividade física e atividades de lazer. Figueira Júnior explicou que a adolescência é caracterizada por mudanças corporais, e seria muito bom se pensar em mecanismos intersetoriais em prol da saúde do adolescente, visando a adequação da nova composição corporal, força muscular, flexibilidade e capacidade respiratória, além de indicadores clínicos e cognitivos. Além disso, é necessário um conjunto de ações para melhorar o hábito nutricional do adolescente, buscando reduzir a obesidade e seus fatores correlacionados.
Encontro, de 10 a 13/4, reúne especialistas e avalia políticas públicas para o setor, o seminário prossegue nesta quarta-feira, 11/4, a partir das 9h30.
Notícias mais lidas
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp aprova projetos do TCESP que criam programa de aposentadoria e novos cargos no órgão
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações