03/09/2012 - 55a Solene

HOMENAGEM À "POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PELO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA, PROERD"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Senhor Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Senhor Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd. Elogia a importância do trabalho realizado pelo Proerd. Enaltece a Banda da Polícia Militar. Nomeia as autoridades presentes. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  CABO MEDEIROS
Instrutor do Proerd, afirma que emoção não se explica e não tem preço. Ressalta que a confiança é como um cristal, se for quebrada, nunca voltará ao que era antes. Discorre sobre os cuidados a serem tomados na escola, pois trabalham com crianças. Enaltece a necessidade de não se misturar trabalho e afetividade. Diz ser complicado falar sobre o Proerd, já que só entenderá o significado quem estiver dentro da escola. Cita caso ocorrido em favela com criança e policial. Menciona o filme "Duelo de Titãs", que considera essencial para os instrutores do programa. Destaca o seu compromisso com o trabalho. Relata que o difícil é construir e manter as crianças longe das drogas e da violência, fato que não tem preço.
3 -  Presidente EDSON FERRARINI
Lembra a ida de comandante da Polícia Militar aos EUA. Cita seu encontro com o programa D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) e a implantação do mesmo no Brasil. Afirma que o Proerd já passou por situações difíceis, como exemplo, de Governador que não aceitava o programa dentro das escolas. Menciona que este Deputado venceu as resistências e criou o "Dia Estadual do Proerd", comemorado em 19 de maio, a partir do qual passou a ser respeitado. Diz que lida com o assunto "droga" há mais de 40 anos. Discorre sobre o início de sua história contra as drogas e o álcool e o caso que deu origem aos seus estudos e atuação. Recorda a sua especialização no assunto e os cinco livros já escritos. Relata que, hoje, o programa está implementado em 27 estados brasileiros. Destaca o atendimento da Polícia Militar à comunidade, atuando como pronto socorro das falências do Estado de São Paulo. Cita casos de atendimento da Polícia Militar, como resgates, partos, entre outros, sendo 20% dos chamados ao número 190, casos policiais e 80% de casos assistenciais. Critica a imprensa, que aponta somente as falhas da corporação. Considera equivocada a visão da imprensa. Comenta que o sistema judiciário é lento. Informa leis aprovadas no País a respeito do assunto. Diz ter orgulho de defender a Polícia Militar.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes, a "família" da Polícia Militar e todos que participam desta homenagem. Ressalta a importância do trabalho do Proerd. Destaca a admiração pelo trabalho da Polícia Militar. Discorre sobre a parceria com este programa na Prefeitura de Santa Fé do Sul, nos seus três mandatos. Menciona a forte aceitação e o importante resultado do programa. Diz que encontrou no Deputado Edson Ferrarini o verdadeiro defensor do valor dos policiais militares, contaminando esta Casa de forma positiva, e fazendo com que todos olhem para esta corporação com outros olhos. Parabeniza o trabalho realizado pela Polícia Militar. Comenta a influência do Proerd na vida das crianças e suas famílias.
5 -  Presidente EDSON FERRARINI
Elogia o Deputado Itamar Borges. Discorre sobre o posto imediato da Polícia Militar e sua negociação com o Governador do Estado para consegui-lo. Afirma que defende a corporação. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades. Afirma que viajou pelo mundo estudando as drogas. Menciona sua participação em palestras e congressos para divulgar informações sobre este tema. Informa que não existe remédio para a cura do vício em drogas. Argumentou que a quantidade de jovens que curou "daria para lotar o Maracanã". Relata que o Proerd age diretamente na curiosidade e desinformação do jovem que pode procurar as drogas, levando informações na escola. Diz que o Proerd associa a escola, a família e o jovem. Enaltece os participantes deste programa. Esclarece que os instrutores do programa salvam vidas, mostrando as armadilhas das drogas aos jovens. Parabeniza o Coronel Leal.
6 -  Coronel PM OMAR LIMA LEAL
Diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, representando o Comandante Geral Coronel PM Roberval Ferreira França, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a adaptação do programa americano D.A.R.E, surgido em 1983, em Los Angeles, Estados Unidos. Lembra o início do programa no Brasil e sua trajetória. Informa que hoje, o programa está implantado em todo o Território Nacional, assim como em 48 países. Relata os principais objetivos do programa nas escolas. Diz ser necessário reforçar os conceitos assimilados pelo programa, que representa proteção para toda a vida. Esclarece que o Proerd é ministrado por policiais militares docentes, com treinamento específico e curso de 80 horas-aula. Cita números do programa, como a quantidade de crianças e profissionais envolvidos, além dos resultados atingidos. Registra que o programa foi escolhido como o maior programa de prevenção primária, com centros de treinamento para estudar o nivelamento e a expansão por todo o Brasil. Comenta a participação do Proerd na Bienal do Livro. Afirma que o Proerd de São Paulo é o maior do Brasil, com 50% da aplicação nacional. Agradece este momento a todos os envolvidos neste programa e ao Deputado Edson Ferrarini.
7 -  Presidente EDSON FERRARINI
Informa que esta solenidade seria transmitida, em data oportuna, pela TV Assembleia. Diz ser um privilégio prestar esta homenagem. Discorre sobre a época da promulgação da Constituição do Estado, em 1989, na qual a Polícia Militar era prejudicada. Lembra manifestação do ex-Governador Mário Covas, que pretendia extinguir a corporação. Afirma que muitos políticos eram contra esta instituição. Menciona o fortalecimento da Polícia Militar e a sua atuação para ajudá-la. Lembra a criação da Polícia Ambiental. Afirma que o Proerd de São Paulo corresponde a 50% da atuação no Brasil. Informa que, ao receber o diploma de término do curso, o aluno recebe uma vacina contra as drogas. Lamenta que 72% dos presos voltarão para as ruas e para o crime, sendo função dos policiais prendê-los novamente. Compara o número de confrontos com a Polícia e de quantidade de encarcerados em São Paulo e nos Estados Unidos. Anuncia a canção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd. Ressalta que foi preparado "kit" com um conjunto de informações precisas contra as drogas, para serem distribuídos aos instrutores do programa. Afirma que todos os presentes receberão um diploma de participação nesta solenidade. Diz que o povo de São Paulo agradece à Polícia Militar pelo trabalho prestado e que tem orgulho desta corporação. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp