12/09/2014 - 39a Solene

HOMENAGEAR INSTITUIÇÕES QUE REALIZAM O PARTO HUMANIZADO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : SARAH MUNHOZ
1 -  SARAH MUNHOZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara esta sessão solene, a requerimento da deputada Sarah Munhoz, na direção dos trabalhos, para "Homenagear as instituições que realizam o parto humanizado". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece aos presentes. Fala sobre a importância da humanização do parto e as instituições que o realizam. Defende o respeito ao corpo da mulher e ao seu direito de escolha na hora do parto. Anuncia a apresentação de vídeo do parto da Alice, filha de Katia Barga.
2 -  BRÁULIO ZORZELLA
Médico obstetra humanizado, cumprimenta os presentes. Explica que, no parto humanizado, a mulher é protagonista do nascimento de seu filho. Defende o direito de escolha da mulher quanto ao parto. Discorre sobre a importância da participação política para incentivar as melhorias na obstetria. Critica o alto índice de cesáreas no Brasil. Pede atuação da Agência Nacional de Saúde e a Rede Cegonha.
3 -  JORGE KUHN
Médico obstetra, saúda os presentes. Informa que trabalhou juntamente com a deputada Sarah Munhoz no Hospital Santa Cruz nos anos 1980. Lamenta que sua atuação enquanto obstetra seja criticada devido a seu trabalho pela conscientização a respeito do parto normal. Defende a conscientização da mulher durante o pré-natal.
4 -  PRESIDENTE SARAH MUNHOZ
Anuncia a apresentação de vídeo com o depoimento da obstetriz Ana Cris, que não pôde comparecer e autorizou junto com Eduardo Chauvet, a exibição de parte do filme "O Renascimento do Parto".
5 -  JOSÉ ROBERTO FERRARO
Superintendente do Hospital São Paulo, explica o parto como processo natural e fisiológico. Cita as melhorias realizadas no Hospital São Paulo tendo em vista o respeito à mulher no momento do parto.
6 -  ROSEMEIRE SARTORI DE ALBUQUERQUE
Enfermeira obstetra, membro da Comissão de Educação, Serviços e Legislação na Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras de São Paulo (Abenfo-SP), defende que os profissionais da obstetrícia possam reaprender a prática da assistência obstétrica, que hoje é excessivamente intervencionista. Explica que a informação da mulher e dos profissionais da Saúde é essencial para a mudança do cenário obstétrico atual.
7 -  ADALBERTO KIOCHI AGUEMI
Representando o secretário Municipal de Saúde, Sr. José de Fillippi Junior, explicita a necessidade de mudança de paradigmas na área da obstetrícia no País. Destaca a priorização da construção de centros de partos normais no município de São Paulo. Trata da Rede Cegonha.
8 -  ISABEL CRISTINA ESPOSITO SORPRESO
Representando o secretário de Estado da Saúde, Dr. David Uip, destaca a importância da realização do pré-natal. Defende o alinhamento e apoio mútuo entre as políticas estaduais e municipais na assistência obstétrica à mulher. Coloca a questão do parto humanizado como dever civil do Estado.
9 -  JANINE SCHIRMER
Enfermeira obstetra, professora titular da Escola Paulistana de Enfermagem e pró-reitora de Administração da Unifesp, cumprimenta os presentes. Lembra seu nascimento, em cidade no Rio Grande do Sul, por parto domiciliar. Defende uma forma de assistir ao parto que possibilite o protagonismo das mulheres. Discorre sobre o uso da tecnologia de maneira a salvar vidas, sem intervencionismos desnecessários. Pede a instauração de políticas públicas que busquem reduzir a morbidade de parturientes. Defende que a Saúde não pode ser vista com fins lucrativos. Trata do tema da violência obstétrica.
10 -  LUCIANA PODIESE
Mestre de Cerimônias, realiza a entrega de diplomas em homenagem a diversas instituições que realizam o parto humanizado.
11 -  PRESIDENTE SARAH MUNHOZ
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp