08/12/2014 - 54a Solene

EFETUAR A ENTREGA DO XVIII EDIÇÃO DO PRÊMIO SANTOS DIAS DE DIREITOS HUMANOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANO DIOGO
1 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Adriano Diogo, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Efetuar a Entrega da XVIII Edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  BRUNO COVAS
Deputado estadual, saúda todos os presentes. Informa que o Prêmio Santo Dias é a única comenda conferida por esta Casa. Comenta a deliberação para a escolha dos homenageados deste ano. Enaltece os homenageados de hoje na luta em defesa dos direitos humanos.
3 -  ANGÉLICO SÂNDALO BERNARDINO
Bispo Emérito, faz relato da vida de Santo Dias, a quem enalteceu. Descreve os acontecimentos que culminaram na morte do líder sindical, em 1979. Manifesta-se contrário à discriminação e à ditadura, e a favor da democracia. Ressalta a importância da defesa dos direitos humanos no Brasil.
4 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia apresentação do conjunto musical "Cantoria Brasileira", composto por Cícero de Crato e Pedro Rocha, com a canção "Cordel do Santo Dias".
5 -  VERA BUCHERONI
Mestre de Cerimônias, lê biografia do padre Luigi Giuliani.
6 -  LUIGI GIULIANI
Padre, faz agradecimentos gerais. Destaca a solidariedade de Santo Dias com os mais necessitados. Ressalta a importância da luta pela justiça e pela paz. Lembra citação do Papa Francisco acerca da prática da solidariedade entre os mais carentes. Elogia atitude do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, ao compartilhar o prêmio recebido.
7 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao padre Luigi Giuliani. Projeta vídeo sobre sua trajetória de vida. Convida a Sra. Odete Marques a ler poema em homenagem ao padre Luigi Giuliani.
8 -  VERA BUCHERONI
Mestre de Cerimônias, lê histórico de vida do Dr. Belisário dos Santos Júnior, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.
9 -  BELISÁRIO DOS SANTOS JÚNIOR
Membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, manifesta-se lisonjeado com a homenagem recebida. Afirma ser Santo Dias símbolo da luta social. Discorre sobre a importância da investigação de violações contra os direitos humanos durante o regime militar, na busca da verdade histórica. Faz relatos de casos de violência na época da ditadura militar. Elogia o trabalho dos deputados Adriano Diogo e Bruno Covas na Comissão da Verdade desta Casa. Engrandece advogados na luta contra a ditadura e na defesa dos direitos humanos.
10 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Homenageia, com a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, o Dr. Belisário dos Santos Júnior.
11 -  JOÃO XERRI
Frei, representando o padre José Rezende (in memoriam), enaltece o padre José Rezende, que considera ter sido seu mestre. Lê texto do padre Frei Beto sobre seu amigo José Rezende. Acrescenta que José Rezende fora um militante de convicções evangélicas.
12 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao padre José Rezende (in memoriam), na pessoa do Sr. Dermi Azevedo.
13 -  DERMI AZEVEDO
Homenageado, representando o padre José Rezende, relata memórias que tem do padre José Rezende. Destaca a dedicação deste aos mais necessitados.
14 -  MARCOS DA COSTA
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, considera uma homenagem à vida o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Enaltece o homenageado Belisário dos Santos Júnior. Discorre sobre o papel de advogados e padres na defesa dos direitos humanos. Comenta a importância da Ordem dos Advogados do Brasil na negociação de retomada do habeas corpus durante o regime militar e na defesa da democracia no País.
15 -  GILBERTO NASCIMENTO SILVA JR.
Secretário Adjunto da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, tece comentários acerca do papel da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo na investigação de violações dos direitos humanos. Elogia a luta do deputado Adriano Diogo na defesa dos direitos humanos. Manifesta admiração pelos homenageados Belisário dos Santos Júnior, padre Luigi Giuliani e padre José Rezende, por serem humildes e caridosos.
16 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Presta homenagem, com a entrega de diploma de menção honrosa, à Sra. Maria Antonia da Silva de Araújo, à Sra. Francis Bezerra, e ao Sr. José Herbert da Paixão Seabra. Anuncia apresentação do conjunto musical "Cantoria Brasileira", com a canção "Hino da Greve". Faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.
alesp