21/11/2016 - 80a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DA ECA ? ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO MASSAFERA
1 -  ROBERTO MASSAFERA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa, e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Roberto Massafera, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 50 anos da Eca - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê breve histórico do Coro de Câmara Comunicantus. Anuncia a apresentação musical do coral, sob a regência do professor doutor Marco Antônio da Silva Ramos e exibe um vídeo institucional da ECA-USP.
2 -  ETHEVALDO SIQUEIRA
Escritor e jornalista, comentarista da rádio CBN, representando os ex-alunos da área de Comunicação da ECA-USP, saúda o deputado Roberto Massafera e as autoridades presentes. Discorre sobre os objetivos da escola na sua fundação, em 1966. Cita o desafio de profissionalizar e criar visões acadêmicas para as diversas áreas estudadas na ECA. Ressalta que sua fundação ocorreu durante o Regime Militar e houve grande resistência ao mesmo. Lembra os grandes períodos sem aulas, em razão da ocupação de faculdades e a promulgação do Ato Institucional nº 5. Recorda seus primeiros trabalhos, a entrada na universidade e o início das atividades no jornal "O Estado de S. Paulo", onde trabalhou durante 45 anos. Demonstra sua gratidão ao corpo docente da ECA. Cita professores da universidade que considera exemplos de pessoas. Ressalta o seu convívio com parte das personalidades mais importantes do País. Diz ter sido testemunha de grandes acontecimentos, ocorridos em função das oportunidades oferecidas pela escola. Discorre sobre a importância da ECA.
3 -  DOMINGOS TADEU CHIARELLI
Diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, representando os ex-alunos da área de Artes da ECA-USP, agradece o convite para participar desta homenagem. Informa ser professor do Departamento de Artes Plásticas. Discorre sobre o projeto educacional para o estado de São Paulo, discutido no final do século XIX, que incluía a criação do Instituto de Artes. Informa que o mesmo não foi prioritário e que esperou quase um século para ser criada, no final da década de 60, com o nome de Escola de Comunicações e Artes, na USP. Comenta a respeito das dificuldades para o departamento impor-se dentro da USP. Ressalta que a ECA contribuiu para a arte e a cultura do Brasil e que formou grande parte dos profissionais mais representativos do País. Destaca a sólida formação oferecida pela universidade. Lamenta que a ECA corre o risco de deixar de existir, em razão da falta de investimento e da não renovação do quadro docente. Pede auxílio aos deputados.
4 -  MARGARIDA MARIA KROHLING KUNSCH
Diretora da Escola de Comunicações e Artes da USP, agradece a homenagem do deputado Roberto Massafera. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra que a ECA foi palco de resistência contra o Regime Militar e o Ato Institucional nº 5, estabilizando somente no final dos anos 70. Discorre sobre todas as áreas abrangidas pela escola. Diz ser a mesma pioneira na Comunicação, Turismo e Artes no Brasil. Cita o número de alunos inscritos na graduação e na pós-graduação. Ressalta o contingente expressivo de docentes, estudantes, profissionais, artistas entre outros, ocupando significativas posições na sociedade. Lembra personalidades formadas pela universidade, como jornalistas, atores, editores que colaboram com periódicos de grande circulação nacional e internacional, e produtores de filmes e produções teatrais. Informa que a ECA tornou-se uma escola internacional, celebrando diversos convênios com universidades do mundo. Destaca a importância da pesquisa na escola. Menciona que a universidade possui diversos projetos voltados para a área de cultura, para todas as idades, e com caráter social. Anuncia homenagem, com entrega de placa, aos Srs. Ethevaldo Siqueira e Domingos Tadeu Chiarelli, que considerou um grande orgulho para a escola ter participado da formação acadêmica destes profissionais. Diz estarem os mesmos representando muito bem os ex-alunos da escola.
5 -  ANTONIO CARLOS HERNANDES
Pró-reitor de graduação da Universidade de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca o importante papel exercido pelo deputado Roberto Massafera na cidade de São Carlos e no campus da universidade. Agradece o convite, em nome do reitor da USP, para participar desta sessão solene. Afirma que a ECA tem cumprido o seu papel fundamental, estabelecido no decreto de formação da mesma, que busca formar pessoas para atender de forma profissional a população paulista. Destaca o investimento do estado de São Paulo na Educação. Discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelo País e pelas universidades e a necessidade de reposição de professores. Diz ser a universidade atuante em todas as suas frentes, com um ensino diferenciado, de qualidade e com o objetivo de formar líderes para desenvolver o Estado. Agradece e parabeniza o deputado Roberto Massafera.
6 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Menciona a criação da ECA em 1966, durante o período da Ditadura Militar, sofrendo com o Ato Institucional nº 5 e a reforma universitária de 1969. Diz ser engenheiro civil, formado em 1967 em São Carlos. Discorre sobre sua atuação na política universitária e sua prisão em um congresso de estudantes. Cita sua proposta de incluir, no currículo da faculdade matérias optativas relacionadas à Cultura, entre elas música. Menciona sua atuação na Secretaria de Ciência e Tecnologia no governo Orestes Quércia. Sugere alteração no nome da ECA, que a seu ver deveria chamar-se Escola da Arte da Comunicação. Destaca a importância da universidade na nossa sociedade, em São Paulo e no País. Ressalta que a ECA deveria assumir o papel de divulgação da produção tecnológica da universidade. Comenta sobre o desenvolvimento da pílula do câncer. Informa que o Instituto do Câncer fará diversas pesquisas para avaliar o uso desta pílula pelos doentes. Diz acreditar que algum pesquisador da USP pode ganhar um prêmio Nobel. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp