19/06/2017 - 32a Solene

HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ FERNANDO T. FERREIRA
1 -  LUIZ FERNANDO T. FERREIRA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para "Prestar Homenagem aos Trabalhadores da Indústria Química". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a importância do trabalho realizado pela categoria homenageada. Ressalta as dificuldades enfrentadas pelo setor, diante da crise que assola o Brasil. Enfatiza a necessidade de resistir às reformas trabalhista e a Previdenciária e reagir ao projeto que libera a terceirização irrestrita da mão de obra. Reconhece a militância dos trabalhadores de indústrias químicas, cujo trabalho considera fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. Cita deputados que se elegeram em decorrência do apoio da categoria. Reitera críticas ao atual momento político nacional, o qual avalia como um retrocesso e um ataque aos direitos trabalhistas. Anuncia os homenageados nesta solenidade. Entrega diplomas e medalhas de honra ao mérito.
2 -  RAIMUNDO SOUZA SUZART LIMA
Presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, faz coro ao discurso do presidente da sessão, acerca da crise política brasileira. Ressalta o simbolismo deste momento, em que uma categoria ocupa a Casa do Povo. Comenta o alto percentual de ICMS, cobrado em São Paulo, o que, a seu ver, faz com que muitas empresas deixem o estado. Defende as diretas já. Enfatiza a nova paralisação nacional, prevista para dia 30/6.
3 -  HÉLIO RODRIGUES
Diretor da Secretaria de Tecnologia da Comunicação do Sindiquim, comenta o momento crítico pelo qual passam as organizações sindicais. Saúda os presentes. Fala sobre a união das maiores forças sindicais nacionais, UGT, Cut e Força Sindical, em favor da manutenção de direitos trabalhistas. Chama a atenção da classe trabalhadora para que dê continuidade a essas lutas.
4 -  FRANCISCO QUINTINO
Diretor da Federação dos Químicos e presidente da Inspir, Instituto Sindical Interamericano pela Promoção da Igualdade Racial, lembra participação na última paralisação nacional. Ressalta a adesão de afrodescendentes aos movimentos sociais. Tece críticas à gestão de Michel Temer.
5 -  FRANCISCO CHAGAS
Ex-deputado e ex-vereador paulistano, tece considerações sobre as conquistas trabalhistas advindas de parcerias. Parabeniza o deputado Luiz Fernando pela iniciativa da homenagem. Avalia a atual crise como a mais grave e profunda enfrentada pelos trabalhadores. Repudia veementemente a condução de projetos de lei, em Brasília, que intensifica a crise, a qual, adita, deve perdurar. Destaca a aprovação, no passado, da Farmácia Popular, cujos recursos, informa, serão suprimidos a partir de agosto.
6 -  TELMA VICTOR
Representando o Sr. Douglas Izzo, presidente da Central Única dos Trabalhadores, agradece o deputado Luiz Fernando pela homenagem. Faz críticas ao Governo Temer. Dá conhecimento de que, neste ano, comemora-se cem anos da primeira greve ocorrida no Brasil. Cita mulheres representantes do setor químico. Conclama a todos os sindicatos que se unam, a fim de ocupar as cadeiras políticas. Parabeniza os componentes da Mesa. Defende as diretas já.
7 -  SÉRGIO LUIZ LEITE
Presidente da Federação dos Químicos de São Paulo e 1º secretário da Força Sindical, agradece ao deputado Luiz Fernando pela homenagem aos trabalhadores da indústria química. Destaca garantias trabalhistas conquistadas em 1988, dentre elas, o acordo de 40 horas semanais. Combate leis em tramitação no Congresso Nacional, bem como a da terceirização, já aprovada. Comenta as ações em torno da próxima greve geral, como a panfletagem que se inicia amanhã, em todo o estado de São Paulo.
8 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO T. FERREIRA
Fez agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp