21/08/2017 - 44a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS / ALDO DEMARCHI
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão.
2 -  EDSON ONISHI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Aldo Demarchi, para "Comemorar o Dia do Maçom". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", e o "Hino do Maçom". Cumprimenta os presentes, parabenizando o deputado Aldo Demarchi, proponente desta solenidade, pela tradição em homenagear os maçons. Saúda nominalmente os maçônicos da Mesa. Destaca a atuação social da entidade. Discorre sobre o momento político do Brasil, ressaltando o descrédito da população para com a classe política. Pede o apoio da instituição no sentido de se resgatar a confiança da sociedade. Reitera os parabéns ao deputado Aldo Demarchi pelo Dia do Maçom, comemorado em 20/8.
4 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Cauê Macris.
5 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza os representantes da maçonaria, que auxiliam, a seu ver, na construção da cidadania. Destaca a crise pela qual atravessa o Brasil. Lamenta o número de desempregados no país. Tece elogios aos maçons.
6 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, parabeniza o deputado Aldo Demarchi pela iniciativa de reconhecer o trabalho da maçonaria. Faz coro ao discurso do deputado Ramalho da Construção, no que tange à relevância do papel da maçonaria em prol da sociedade. Dá, como exemplo, a prosperidade pela qual passou a cidade de Santa Fé do Sul, na ocasião em que fora prefeito, ao aceitar a contribuição dos maçons. Faz menção ao momento de crise ética, moral e econômica pela qual passa o Brasil. Diz que os princípios da maçonaria se tornam essenciais, visando atingir cada cidadão, em busca de melhores resultados para a Nação.
7 -  RONALDO FERNANDES
Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, fala sobre o surgimento da maçonaria, que completa 300 anos na Inglaterra. Diz que, embora esta solenidade seja um momento de júbilo, há de se fazer uma profunda reflexão no que tange aos problemas atuais do Brasil. Sugere o Parlamentarismo como opção de sistema de governo. Aconselha à valorização do voto. Cita características dos maçons, os quais enaltece, e considera como agentes transformadores do mundo.
8 -  FERNANDO FERNANDES
Grão-mestre adjunto do Grande Oriente Paulista, avalia que esta noite celebra a amizade dos membros maçons. Reitera, como seus antecessores, a crise brasileira. Rememora o início de sua vida profissional. Comenta construção de anexo em hospital de Presidente Prudente. Destaca a igualdade e a unidade entre os maçons, o que, adita, os torna mais fortes.
9 -  BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO
Grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo, faz menção aos ideários maçônicos que vigoram desde o ano de 1822. Reflete acerca do zelo da entidade em busca de desígnios maiores para a Pátria. Fala sobre a missão da maçonaria, a de edificação de templos individuais e sociais, com base nas linhas mestras traçadas pelo grande arquiteto do universo. Lembra os desafios da instituição, visando à volta do equilíbrio da Nação, mais justa, ética e livre da corrupção. Defende a reforma política, com o voto distrital misto, e o Parlamentarismo. Declara apoio ao modelo de financiamento privado de campanhas eleitorais, exclusivamente por pessoas físicas, amparadas por lei.
10 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Anuncia a entrega de diploma comemorativo à GLESP, pelos 90 anos de fundação, ao grão-mestre da Grande Loja de São Paulo, Ronaldo Fernandes. Tece elogios ao deputado Ramalho da Construção. Saúda os componentes da Mesa. Ressalta a participação de representantes de Rio Claro, sua cidade, nesta sessão. Agradece pela Comenda Carlos Reis, a ele conferida, e outra, de membro honorário, recebida da Oficina Maçônica União Paulista. Lembra a participação de membros maçons na Revolução Constitucionalista de 1932. Ressalta o apoio da maçonaria a hospitais filantrópicos. Parabeniza o deputado Itamar Borges por sua atuação parlamentar. Fala de projeto que instituíra o Dia do Maçom. Demonstra orgulho por sua trajetória maçônica, de 48 anos. Opina que para que haja desenvolvimento social é necessário educação de qualidade, com a transmissão de valores elevados. Ressalta a luta dos maçons pela manutenção da liberdade, baseada no respeito e na tolerância. Afirma que construir um mundo melhor é o grande objetivo da maçonaria, com foco na evolução de pessoas, cidades e sociedades. Comenta a participação dos maçons na democracia. Avalia que o sucesso da entidade está em sua capacidade de mobilização e da ação estruturada de seus membros. Lamenta que a base da democracia esteja sendo corroída. Opina que isso ocorre em decorrência da ignorância do povo brasileiro. Repudia que os índices de analfabetismo ainda sejam altos. Diz acreditar que a mudança está na formação de bons líderes, que levem o Brasil à ascensão. Questiona a atuação da maçonaria de hoje. Conclui o discurso com três palavras para seus membros: reflexão, decisão e ação. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp