11/08/2017 - 40a Solene

FORMATURA DA 1ª TURMA DE JUÍZES E MEDIADORES DO TMA - TRIBUNAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CEZINHA DE MADUREIRA
1 -  CEZINHA DE MADUREIRA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  DIMITRIOS ASVESTAS
Mestre de cerimônias, anuncia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para realizar a "Formatura da 1ª turma de juízes mediadores do Tribunal de Mediação e Arbitragem - TMA", por solicitação do deputado Itamar Borges, cuja ausência justifica. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  DIMITRIOS ASVESTAS
Mestre de cerimônias, realiza a entrega dos certificados aos formandos da 1ª turma de juízes do Tribunal de Mediação e Arbitragem, chamando-os nominalmente. Esclarece que todos exercerão suas funções junto ao Fórum de Justiça Comunitária do TMA-SP - Capital, Zona Leste.
5 -  PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA
Agradece a todos pela presença nesta solenidade.
6 -  JORGE DO CARMO
Justifica a ausência do vereador Senival Moura, a quem representa nesta sessão. Declara-se honrado por ter sido convidado para esta solenidade. Afirma que o Tribunal de Mediação e Arbitragem presta um trabalho fundamental à sociedade, especialmente às camadas mais pobres.
7 -  CARLOS DIAS MOTTA
Juiz de direito, avalia que este é um momento de alegria. Diz que não se pode esperar que o Estado resolva todos os problemas e, assim, é necessário que a sociedade civil assuma uma postura pró-ativa. Expõe o enorme número de processos em andamento na Justiça. Explica como o Tribunal de Mediação e Arbitragem pode contribuir para a solução de conflitos sociais.
8 -  RICARDO FALARINI
Presidente do Rotary Club Vila Alpina, enaltece a busca de soluções pacíficas para conflitos existentes na sociedade. Observa que tal empreitada faz parte dos objetivos do Rotary Club. Deseja sucesso aos formandos.
9 -  PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA
Declara que o futuro trabalho dos formandos do Tribunal de Mediação e Arbitragem será de grande auxílio a São Paulo e a todo o Brasil, neste momento em que o País passa por diversas dificuldades. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Sr. Marcelo Luiz Fernandes, presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem - São Paulo, Capital - Zona Leste.
10 -  MARCELO LUIZ FERNANDES
Presidente do Tribunal de Mediação e Abitragem - São Paulo, Capital - Zona Leste, presta homenagens àqueles que contribuíram para que se chegasse a este momento, em que se forma a primeira turma de juízes mediadores do TMA-SP.
11 -  ROQUE BAKOF
Presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Brasil, discorre sobre o sentido desta solenidade, a qual, declara, é fruto de uma mobilização comunitária. Ressalta que este ato tem o caráter de apresentação, à sociedade, dos futuros juízes mediadores. Chama a atenção para a composição plural do presente grupo de formandos. Explica no que consiste a justiça comunitária, cujos princípios regem a atuação do TMA. Argumenta que a existência de conflitos é da natureza humana e o desafio de resolvê-los, atingindo consensos, é grande. Afirma que o grau de civilidade de uma sociedade deve ser medido pela forma como as divergências são solucionadas. Declara que a proposta do TMA é promover o entendimento entre as partes. Descreve os procedimentos adotados na instituição, tendo em vista esse objetivo. Frisa que os princípios da justiça comunitária dialogam com um novo entendimento sobre o conflito e a vida em sociedade, entendimento que deve ser comunicado a todos. Presta homenagens aos que contribuíram para o estabelecimento da seccional de São Paulo do TMA.
12 -  DIMITRIOS ASVESTAS
Mestre de cerimônias, convida o formando Henry James Holland Silva, para que proceda com o juramento dos formandos.
13 -  SILVIO JOSÉ DE ALMEIDA
Formando, representante da turma, afirma que a busca por um mundo melhor é o motivo que levou todos os formandos desta noite a oferecer-se para a função de juiz mediador. Julga que o curso de formação foi uma oportunidade de amadurecimento e aprendizagem. Expressa sua esperança de que o trabalho do TMA-SP participe da construção de uma sociedade mais justa.
14 -  PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp