15/09/2017 - 52a Solene

HOMENAGEM A MARTINHO LUTERO E JOÃO CALVINO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : PEDRO KAKÁ
1 -  PEDRO KAKÁ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SENG SOO KIM
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem a Martinho Lutero e João Calvino", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  SENG SOO KIM
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação do Grupo Musical de Presbíteros das Igrejas Coreanas de São Paulo, regido pelo presbítero Jiyu Silk Park.
5 -  AGEU CIRILO DE MAGALHÃES JÚNIOR
Diretor do Seminário Teológico Presbiteriano "Rev. José Manoel da Conceição", faz histórico da Reforma Protestante e das diversas consequências por ela causadas, não somente no campo religioso. Descreve práticas adotadas então pela Igreja Católica, sobretudo a venda de indulgências e relíquias, que levaram Martinho Lutero a iniciar o movimento. Tece críticas à Inquisição. Dá detalhes da biografia e da formação intelectual de Lutero. Lamenta que, a seu ver, no mundo evangélico atual algumas práticas combatidas pelos reformadores tenham reemergido. Expressa sua esperança de que a fidelidade aos pilares da Reforma seja fortalecida entre os protestantes.
6 -  SENG SOO KIM
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com o "Hino oficial dos 500 anos".
7 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Cumprimenta o reverendo Ageu Cirilo de Magalhães Júnior, pelo seu pronunciamento.
8 -  CLODOALDO WALDERMAR FURLAN
Presidente da Casa Editora Presbiteriana e do Conselho de Educação e Publicação da Igreja Presbiteriana do Brasil, agradece ao deputado Pedro Kaká pela iniciativa desta solenidade, e a todos os que contribuíram para a sua realização. Diz que a missão das igrejas protestantes é prosseguir a história da Reforma.
9 -  JUAREZ MARCONDES FILHO
Secretário executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil e presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, manifesta sua satisfação por participar desta solenidade. Destaca que é notável a celebração dos 500 anos do início de um movimento. Lê trecho bíblico que, a seu ver, sintetiza a mensagem transmitida por Lutero e Calvino. Discorre sobre o princípio da graça de Deus, fundamental à Reforma. Afirma ser necessário erguer a bandeira da justiça no Brasil, em um momento em que se tornam públicos diversos esquemas de corrupção na política. Fala acerca de como deve viver o cristão.
10 -  SENG SOO KIM
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação do Coral da União dos Presbíteros Coreanos do Brasil.
11 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Agradece ao reverendo Juarez Marcondes Filho pelo seu pronunciamento.
12 -  JOSÉ INÁCIO RAMOS
Diretor do Instituto Presbiteriano Mackenzie, faz histórico da entidade. Observa que a meta principal do instituto sempre foi a educação. Ressalta que o Mackenzie adotou práticas diferentes das difundidas então, e que posteriormente se tornaram comuns no ensino. Elenca as contribuições de João Calvino, reformador de especial importância para o presbiterianismo, a variadas áreas do conhecimento, destacando suas ideias acerca da educação.
13 -  VALDIR ANSELMO DE CASTILHO
Presbítero, discorre sobre o trabalho e os objetivos dos Gideões Internacionais, grupo do qual participa, e que faz a distribuição de Bíblias. Faz histórico de sua fundação. Considera que todas as pessoas são importantes para Deus.
14 -  LINDBERG DE MORAES
Presidente da Fundação Social Democrata Cristã, destaca a contribuição da Reforma Protestante à humanidade. Incita a todos que não apenas falem sobre o cristianismo, mas principalmente o vivam.
15 -  CLEANDER HEIDERICH
Capelão dos PMs de Cristo, alegra-se por estar presente a essa comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. Relata o trabalho feito pelos capelães que prestam serviço, voluntariamente, à Polícia Militar.
16 -  SENG SOO KIM
Mestre de cerimônias, enaltece o trabalho dos capelães que servem aos PMs de Cristo.
17 -  PRESIDENTE PEDRO KAKÁ
Lê trecho do Evangelho segundo Lucas. Considera que a Reforma Protestante foi responsável por resgatar ensinamentos cristãos que haviam sido esquecidos pela Igreja Católica. Frisa o papel que a imprensa teve na difusão da Bíblia e dos escritos dos reformadores. Opina que o Brasil precisa de reformas em todos os aspectos. Declara que a promoção desta solenidade é um dever seu, como representante popular. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp