02/10/2017 - 59a Solene

HOMENAGEM AO SR. DIVALDO PEREIRA FRANCO COM O COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
1 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LAÉRCIO FERNANDES VICENTE
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Sr. Divaldo Pereira Franco com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo". Saúda as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Comemora a destinação de recursos públicos à Casa Transitória da Feesp.
4 -  SILVIA PUGLIA
Ex-presidente da Feesp - Federação Espírita do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Faz oração.
5 -  ZULMIRA DA CONCEIÇÃO CHAVES HASSESIAN
Presidente da Feesp - Federação Espírita do Estado de São Paulo, tece elogios ao Sr. Divaldo Pereira Franco. Agradece pela oportunidade de participar desta solenidade.
6 -  ROSANA AMADO GASPAR
Representante da Sra. Julia Nezer Oliveira, presidente da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, enaltece virtudes do homenageado, em nome da USE.
7 -  PRESIDENTE RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Destaca a presença, nesta solenidade, do pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus e diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e da Construção Civil, João Rodrigues. Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida de Divaldo Pereira Franco. Anuncia homenagem, com entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao Sr. Divaldo Pereira Franco.
8 -  DIVALDO PEREIRA FRANCO
Médium e orador espírita, saúda os presentes. Discorre sobre o trabalho de pacificação realizado por Mahatma Gandhi na Índia. Reflete sobre a homenagem recebida nesta solenidade, atribuindo-a à doutrina espírita. Destaca a necessidade de sentido psicológico existencial, que, para ele, está no servir e amar ao próximo. Situa o espiritismo como, a seu ver, o consolador anunciado por Jesus. Disserta sobre juventude e ética. Lembra pessoas que dedicaram suas vidas ao bem. Afirma seu compromisso com a disseminação do amor. Lamenta a crise social e moral da atualidade, que associa ao materialismo. Discursa acerca de ideias históricas a respeito de Deus e da vida, destacando o posicionamento de Allan Kardec e da religião espírita sobre o tema. Defende a solidariedade e a busca de felicidade em detrimento do individualismo, do consumismo e da busca pelo prazer. Lamenta as doenças psicológicas e o suicídio, os quais, a seu ver, estão ligados ao declínio dos valores morais. Compara o comportamento preconceituoso atual à realidade da Idade Média. Opina que cargos e títulos públicos não alteram a moralidade de indivíduos. Discorre sobre os diferentes estados de consciência do ser. Narra histórias sobre a lei de causa e efeito e o perdão. Exalta o papa Francisco por sua atuação religiosa. Salienta a importância psicoterapêutica do perdão para a renovação interior e a amenização da crise atual do mundo. Faz agradecimentos ao deputado Ramalho da Construção. Declama poema de gratidão a Deus.
9 -  ADRIANA RAMALHO
Vereadora à cidade de São Paulo, tece agradecimentos e elogios a seu pai, o deputado estadual Ramalho da Construção. Cumprimenta autoridades presentes. Declara-se emocionada com o depoimento de Divaldo Pereira Franco, a quem faz elogios. Pontua a diversidade de religiões seguidas pelos membros de sua família. Reflete sobre Deus e a fé. Frisa a importância da doutrina espírita e de Jesus na cura de doença enfrentada por seu pai. Deseja a continuidade do exercício religioso do deputado e do homenageado desta solenidade. Faz votos de bênçãos aos presentes.
10 -  PRESIDENTE RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Saúda Washington Nogueira, autor de biografia de Divaldo Pereira Franco. Cita iniciativas políticas de reconhecimento da relevância do homenageado, a quem elogia e parabeniza pelos exemplos de vida e pelo trabalho social que desenvolve. Disserta sobre o papel da Feesp em sua vida. Agradece familiares. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp