30/08/2018 - 56a Solene

HOMENAGEM A COMUNIDADE JUDAICA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/09/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene para realizar "Homenagem à comunidade judaica e outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Sra. Anna Schvartzman", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Discorre sobre a criação da condecoração citada. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê carta alusiva à solenidade, enviada pelo deputado federal Floriano Pesaro.
2 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, tece elogios a Anna Schvartzman pelo seu trabalho social. Menciona visita que fez a Israel. Declara ter aprendido muito com a comunidade judaica. Defende a valorização dos símbolos e instituições da Pátria.
3 -  MANOEL DAVI
Ex-prefeito de Tietê e primeiro prefeito judeu em São Paulo, parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa de realizar esta solenidade. Presta homenagem a Anna Schvartzman.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a exibição de vídeo acerca do trabalho de Anna Schvartzman em prol de crianças e jovens com deficiência intelectual, realizado no âmbito do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar - Ciam.
5 -  GABRIEL HARARI
Presidente do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, descreve o atendimento que o Ciam faz a crianças e adolescentes com deficiência intelectual e às suas famílias. Enfatiza a justeza da homenagem a ser prestada a Anna Schvartzman. Ressalta o papel que ela teve à frente da entidade.
6 -  LUIZ KIGNEL
Presidente da Federação Israelita, expressa a gratidão da comunidade judaica ao estado de São Paulo. Cita quatro grandes mulheres da tradição judaica, que, a seu ver, exemplificam virtudes que Anna Schvartzman também possui. Parabeniza-a pela homenagem.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Cita trecho bíblico. Agradece à comunidade judaica pelo apoio prestado em um momento difícil de sua trajetória política.
8 -  FERNANDO LOTTENBERG
Presidente da Confederação Israelita do Brasil, faz breve histórico do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar. Cita diversos projetos sociais da entidade. Frisa que a instituição atende a muitos que não pertencem à comunidade judaica. Considera Anna Schvartzman uma grande representante das mulheres do povo judeu. Assegura que o trabalho realizado no Ciam só é possível através do esforço cotidiano de seus colaboradores.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades. Presta homenagem, com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, à Sra. Anna Schvartzman, após fazer a leitura de seu currículo.
10 -  ANNA SCHVARTZMAN
Agradece pela homenagem recebida. Faz histórico acerca do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, ressaltando a amplitude de atividades realizadas na instituição. Discorre sobre a Aldeia da Esperança, projeto implantado durante sua presidência. Expressa seu desejo de que as pessoas com deficiências sejam mais aceitas pela sociedade. Enaltece todos os funcionários do Ciam, pelo seu trabalho. Declara que presidir a entidade foi uma das maiores honras de sua vida.
11 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Agradece à comunidade judaica pela contribuição feita ao estado de São Paulo e ao Brasil. Elogia o povo judeu pelo seu apego às tradições e à unidade familiar. Afirma que o trabalho de Anna Schvartzman e do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar é uma expressão de amor e sacrifício. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp