10/12/2021 - 17a Solene

HOMENAGEM AO DIA DO MARINHEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/02/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : CASTELLO BRANCO
1 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  FAGNER MOURA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para prestar "Homenagem ao Dia do Marinheiro", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.
4 -  FAGNER MOURA
Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do 8º Distrito Naval. Anuncia a exibição de filme em homenagem aos marinheiros.
5 -  GUILHERME DA SILVA COSTA
Vice-almirante e comandante do 8º Distrito Naval, discorre sobre o tema da sessão solene.
6 -  MARCO ANTONIO CASTELLO BRANCO
Presidente do Forum Náutico Paulista e do Instituto de Marinas do Brasil e ex-deputado estadual, tece comentários sobre o Dia do Marinheiro.
7 -  MARIO WALLACE SIMONSEN NETO
Presidente da Sociedade Amigos da Marinha de São Paulo e diretor de obras do Iate Clube de Santos, faz considerações sobre o objeto da sessão solene.
8 -  SÉRGIO DE AZEVEDO REDÓ
Presidente da Associação Paulista de Imprensa, representando todos os jornalistas do estado de São Paulo, fala sobre a relevância desta solenidade.
9 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, comenta sobre a homenagem aos marinheiros.
10 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Considera esta data muito emocionante e importante. Agradece as autoridades presentes. Discorre sobre a história da Marinha. Lembra sua infância, que o inspirou a entrar no Colégio Naval e servir o País. Comenta sua carreira e os cursos realizados. Afirma que a Marinha trouxe as suas melhores recordações. Esclarece que homenagear a Marinha é homenagear a história do Brasil. Lembra o início do escotismo naval. Destaca o papel fundamental da Marinha para o Brasil e São Paulo, onde ainda é pouco conhecida. Diz ter a aviação naval 105 anos, sendo uma das mais antigas do Brasil, junto com a Polícia Militar de São Paulo. Cita o resgate dos melhores valores como Pátria, Deus e família. Diz esperar que a Marinha viva no espírito de todos os brasileiros.
11 -  FAGNER MOURA
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação do vídeo da Operação Poseidon e da Aderex Aeronaval 2021. Informa a entrega, pelo presidente desta solenidade, de placas de homenagens e buquê de flores, para diversas autoridades e empresas.
12 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Diz serem estas homenagens um reconhecimento oficial pelos serviços prestados à Pátria. Afirma serem placas institucionais e também pessoais.
13 -  FAGNER MOURA
Mestre de cerimônias, convida todos os presentes para cantarem a "Canção do Cisne Branco".
14 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Encerra a sessão.
alesp