24/04/2009 - 12a Solene

COMEMORAÇÃO AO "42º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS BRASIL - PORTUGAL - JAPÃO - ITÁLIA E ESPANHA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/05/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a requerimento do Deputado João Caramez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 42º Encontro dos Descobrimentos Brasil, Portugal, Japão, Itália e Espanha". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Informa que a finalidade deste encontro é aproximar pessoas de diferentes nacionalidades, que têm os mesmos anseios de construir uma comunidade fraterna e justa, de estabelecer parcerias em diversas áreas, implementar a reunião dos povos e criar modelos de uma cultura do bem e da paz.
2 -  NELSON FARIA DE OLIVEIRA
Idealizador e coordenador do encontro, diz que falar do Encontro dos Descobrimentos é falar das pessoas, das nações e de todos os que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Lembra que essa ligação entre os povos serve de motivo de orgulho para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Diz que o motivo principal desse encontro é o descobrimento do Brasil, país que abraçou a todas as comunidades.
3 -   JOSÉ GREGORI
Secretário Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz do prazer de voltar a esta Casa, onde teve a honra de representar o povo paulista no seu mandato, quando o Brasil estava voltando à democracia. Pede que todos os países que fazem parte desse encontro olhem na mesma direção de construir um mundo mais justo, fraterno e solidário.
4 -  DOM GUSTAVO CINTRA DO PRADO
Representante da Casa Imperial do Brasil, agradece ao Deputado João Caramez, cumprimentando-o em nome de Dom Bertrand e Dom Luiz de Orléans e Bragança. Diz da alegria e da honrosa missão de representá-los neste evento importante.
5 -  TOSHINORI MATSUHIRO
Cônsul do Setor Político do Japão, representante do Cônsul Geral do Japão, Senhor Kazuaki Obe, apresenta congratulações pela realização do 42º Encontro dos Descobrimentos. Lembra que, no século XVI, as caravelas portuguesas chegavam ao Japão pela primeira vez e contribuíram para a introdução das armas de fogo, no Japão. Fala da comemoração dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, cujo ponto culminante foi a vinda do príncipe japonês.
6 -  MARCO LEONE
Vice-Cônsul da Itália, representante do Senhor Marco Marsilli, Cônsul da Itália, agradece o convite para participar desse Encontro. Diz que São Paulo é uma das grandes capitais culturais, econômicas e políticas do mundo e que se tornou tudo isso graças às comunidades que a compõem. Lembra que São Paulo é a maior cidade do mundo com pessoas de origem italiana, que contribuíram para o desenvolvimento político, econômico e cultural da cidade.
7 -  Presidente JOÃO CARAMEZ
Anuncia a apresentação de Tambores, pelo Grupo Shinkyo Daiko. Anuncia a execução dos Hinos Nacionais Português, Japonês, Italiano e Espanhol. Presta homenagens, com entrega de diplomas, aos Príncipes Dom Bertrand e Dom Luiz de Orléans e Bragança, representados pelo Sr. Gustavo Cintra, e a representantes da Comunidade Portuguesa; ao Cônsul do Japão, Sr. Kazuaki Obe, na pessoa do Sr. Toshinori Matsuhiro, a representantes da Comunidade Japonesa; ao Cônsul Geral da Itália, Sr. Marco Marsilli, na pessoa do Sr. Marco Leone, e a representantes da Comunidade Italiana; a representantes da Comunidade Espanhola; e a representantes da Comunidade Brasileira. Anuncia apresentação docantor Tony Correa; do Grupo de Dança "Kassa Odori" da Associação Totori Keijim do Brasil; do Grupo italiano "La Bell'Italia" com Tarantela; do Grupo de Dança das Ilhas das Canárias, do Centro Canárias do Brasil; e da cantora Patrícia Romana. Lê mensagem que descreve o evento e diz que o mais importante que as pessoas podem deixar são os exemplos que motivam as transformações fundamentais para o ser humano. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp