Audiência para discutir violência contra jovens negros


03/10/2017 18:50 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Cartaz do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma audiência pública para discutir o extermínio da juventude negra em São Paulo será realizada na Alesp, na terça-feira (10/10), às 18h30.

O evento será promovido pelos deputados Leci Brandão e Carlos Bezerra, em conjunto com organizações do movimento negro e de direitos humanos.

A audiência é motivada pelos números do Atlas da Violência no Brasil, que atestam um crescimento dos homicídios que atingem principalmente negras e negros nas periferias. Segundo o estudo, de cada cem pessoas assassinadas, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas, negros possuem chances 23,5% maiores de ser assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado os efeitos de idade, escolaridade, sexo, estado civil e bairro de residência. Outro dado inferido desse estudo é que os jovens entre 12 e 29 anos são os que têm maior probabilidade de serem vítimas. Outro dado preocupante do Atlas é o crescimento do feminicídio que vitima mulheres negras. Enquanto a mortalidade das mulheres não-negras (brancas e asiáticas) caiu 7,4% entre 2014 e 2015, houve um aumento de 22% entre as mulheres negras.

A intenção com a audiência é apresentar propostas para enfrentar o problema. Foram convidados representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ouvidoria da Polícia, da Corregedoria da Polícia e das secretarias da Justiça, dos Direitos Humanos e da Administração Penitenciaria.

Audiência Pública Contra o Genocídio da Juventude Negra

10 de outubro - terça-feira - 18h30

Auditório Paulo Kobayashi

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - São Paulo/SP

Confirme presença no evento: https://goo.gl/kbkTGF

Iniciativa:

Mandato da Deputada Leci Brandão

Mandato do Deputado Carlos Bezerra Jr.

Convergência Negra - Unidade Contra o Racismo

SOS Racismo

Marchas das Mulheres Negras de São Paulo

Frente Alternativa Preta

Rede de Enfrentamento ao Genocídio

Mais informações

Secretaria de Gabinete

(11) 3886-6790 - lecibrandao@al.sp.gov.br

*o estacionamento da ALESP estará liberado para o evento

alesp