Alesp sedia 12° encontro da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas

Com apoio do ILP, evento reuniu escolas legislativas de todo o Estado para debater governança digital, sustentabilidade e inovação em políticas públicas
05/10/2023 19:16 | ILP | João Pedro Barreto, sob supervisão de Tom Oliveira - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Alesp sedia 12° encontro da Apel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp sedia 12° encontro da Apel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp sedia 12° encontro da Apel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310507.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agnes Sacilotto, presidente ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Lamari, presidente Abel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quinta-feira (05), o 12° encontro da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas. Com apoio do Instituto Legislativo Paulista (ILP), o evento reuniu escolas legislativas de todo o Estado para debater governança digital, sustentabilidade e inovação em políticas públicas.

"Tenho certeza de que as escolas legislativas irão crescer ainda mais porque são um importante instrumento para difundir temas importantes e relevantes no nosso Estado", defendeu o presidente da Alesp, André do Prado. O deputado disse, ainda, que a união entre os legislativos municipais e o estadual fortalece e impulsiona os resultados deste trabalho.

Liderada pela presidente do ILP, Agnes Sacilotto, e pelo presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Roberto Lamari, a reunião contou com a presença de representantes de 26 municípios e, com o auxílio de especialistas e de representantes de entidades, apresentou palestras sobre temas importantes para a capacitação das casas legislativas.

"Nós, escolas legislativas, somos a ponte entre a sociedade e as instituições. Temos que ouvir a sociedade e trazer seus anseios para o legislativo. Assim como precisamos levar nossa burocracia, o processo legislativo, para nossa população. Nossa missão é grande e complexa e por isso temos que nos unir", afirmou Agnes Sacilotto.

O evento

O encontro foi dividido em três ciclos de palestras, com dois palestrantes cada. O primeiro, que aconteceu pela manhã, falou sobre a transformação digital de governos e de como fazer com que os processos do executivo e legislativo possam ser digitalizados e mais acessíveis à população.

Malu Molina, cientista social e especialista em Gestão Pública, e Guilherme Dominguez, diretor da BrazilLAB, empresa de inovação que conecta startups ao Poder Público, comandaram as palestras e deram dicas aos governantes presentes de como aplicar esse processo em sua instituição.

A segunda mesa trouxe dois especialistas em inovação e digitalização de cidades para também auxiliar os governantes a transformarem os locais que vivem. Eduardo Benchimol, da Estônia Hub, contou sobre o caso da Estônia, país europeu que incluiu com êxito a digitalização tanto em seus processos governamentais quanto na educação do país.

Por sua vez, Raquel Cardamone, fundadora da plataforma de cidades inteligentes Bright Cities, falou sobre o futuro urbano sustentável e apresentou de que forma os municípios podem utilizar soluções sustentáveis e inteligentes em seu funcionamento diário.

O terceiro e último ciclo foi liderado por Leonel de Arruda, gestor de projetos no Instituto Terroá, e Amanda Silva, coordenadora de percurso metodológico na PretaLab, que falaram sobre a participação dos jovens na política e como os parlamentos podem apresentar soluções inovadoras e inclusivas.

O que é uma escola legislativa e a Apel

Uma escola legislativa é uma associação ligada a uma casa legislativa - estadual, (como é o caso do ILP, ligado à Alesp) municipal ou federal - ou a um tribunal de contas que visa produzir, por meio de eventos, cursos e palestras, conteúdo sobre assuntos relevantes à população. Com isso, ajuda na construção de políticas públicas e tenta aproximar o cidadão do processo legislativo.

A Apel (Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas) surge em 2017 com o intuito de tornar-se uma rede de apoio e um fórum permanente de discussões das escolas legislativas do Estado de São Paulo. Além disso, pretende, a partir do compartilhamento de ideias e experiências, melhorar a atuação de cada escola.


alesp