Ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo debate os rumos da educação de jovens e adultos

Evento virtual foi organizado pelo deputado Maurici
08/10/2021 12:05 | Ato Solene | Natália Belo - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene - Educação de Jovens Adultos no Estado de São Paulo  em ambiente virtual  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricii<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Clara <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Eduarda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caetano <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275703.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275704.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernanda Corrêa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Educação de Jovens Adultos no Estado de São Paulo em ambiente virtual 
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275706.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Educação de Jovens Adultos no Estado de São Paulo em ambiente virtual 
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275707.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Educação de Jovens Adultos no Estado de São Paulo em ambiente virtual 
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado em ambiente virtual nesta quinta-feira (7/10) na Assembleia Legislativa de São Paulo debateu a educação de jovens e adultos no Estado.

O evento, promovido pelo deputado Maurici (PT), contou com a presença de especialistas em políticas públicas, alunos do Ceeja (Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos) e representantes da Secretaria de Estado da Educação.

O deputado Maurici disse que o debate é resultado de uma conversa que o mandato fez com vários dirigentes municipais de educação, que colocaram sua preocupação em relação ao futuro e a continuidade dos programas de alfabetização de jovens e adultos por causa do programa "Escola Integral", da secretaria estadual.

A professora e especialista em políticas públicas Maria Clara de Pierro apresentou dados da educação de jovens e adultos em São Paulo. Ela disse que a média da taxa de analfabetismo funcional em 2019 era de 8% entre a população de 15 anos ou mais. "Nós estamos muito distantes da meta do plano nacional e estadual de educação, o qual prevê que em 2024 o índice esteja de 5,7%", disse.

Adriana Pereira, professora e diretora de escola, mostrou os desafios do EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Quando vamos com o compromisso de execução de educação, nos falta estrutura. Para as condições desse atendimento, nos falta condições de material pedagógico e de relação organizativa do processo educativo. Falta tanto porque a educação de jovens e adultos não é vista sobre a ordem dos direitos da sociedade civil, mas o Estado que deveria promover e executar também não se responsabiliza desse atendimento", falou.

Caetano Siqueira, coordenador pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, falou como a pasta contribuiu para a educação de jovens e adultos. "Tem muitas coisas que precisamos avançar, mas por exemplo condições materiais de ensino, livros didáticos, foi um passo muito importante, conseguimos trazer bastante recurso para as escolas", disse.

Pessoas que acompanhavam o debate online também puderam participar com perguntas. "Quero agradecer por terem proposto a atividade. Esse diálogo inicia hoje, mas não precisa encerrar hoje. Nós podemos ver para realizar uma conversa novamente nesse ou em outro formato, para que algumas questões que foram colocadas hoje possam ser tratadas de forma mais detalhada nessa outra ocasião", disse.

alesp