Quarto ano do ensino médio e renovação do Fundeb são debatidos


10/07/2020 16:57 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251137.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251138.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) iniciou a Tribuna Virtual desta sexta-feira (10/7) comentando determinação da Secretaria da Educação para a volta dos servidores. Giannazi considera que não há necessidade de trabalho presencial. "São Paulo é o epicentro do coronavírus. São mais de 17 mil pessoas mortas. Como voltar ao trabalho nessas condições?".

Giannazi pediu que os partidos políticos se mobilizem pela renovação do Fundeb, no Congresso Nacional. "O Fundeb é o grande financiador da educação pública brasileira. É muito importante que seja renovado".

A medida anunciada pelo secretário da Educação de criar o quarto ano opcional do ensino médio foi analisada pela Janaina Paschoal (PSL). "Não vejo sentido em ter um quarto ano que vá oferecer mais do mesmo. Por outro lado, se tivermos um quarto ano preparando para alguma função, o ganho para a sociedade e para os alunos será muito elevado".

Paschoal pediu que o secretário de Assuntos Penitenciários tome providências quanto a denúncias que recebeu. "Muitos funcionários me escrevem fazendo queixas de perseguições dentro do sistema penitenciário. Basta o funcionário reclamar de alguma coisa para ser transferido para locais muito distantes de sua residência, de forma que fica muito evidente que se trata de uma punição".

Rafael Silva (PSB) criticou a falta de estudos a respeito do comportamento do coronavírus. "Na mesma casa, um tem sintoma forte, outro quase nenhum sintoma. Não vi preocupação profunda para se discutir os motivos. Todo mundo preocupado com a vacina. Mas não existe estudo profundo para analisar por que o vírus se comporta de maneira diferente nos indivíduos".


alesp