População de Cosmorama pede nova escola municipal durante Audiências do Orçamento 2025

Educação foi o principal tema abordado durante a oitava audiência promovida pela Comissão de Finanças da Alesp; nesta sexta-feira (12), será a vez de Santa Fé do Sul, também na região de São José do Rio Preto, receber os parlamentares da CFOP
11/04/2024 21:33 | Participação popular | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiências do Orçamento 2025, em Cosmorama <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322359.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência foi promovida pela CFOP da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322360.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos, presidente do Colegiado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322361.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Educação: população pede nova escola municipal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322362.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As reivindicações por recursos para a construção de uma nova escola municipal em Cosmorama (a 500 km de SP), município localizado na região de São José do Rio Preto, marcaram a oitava audiência do Orçamento 2025, realizada nesta quinta-feira (11) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Os pedidos por melhorias na área da Educação foram feitos por munícipes, vereadores e autoridades da cidade que, durante o evento promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, relataram uma superlotação da EMEF Professora Ana Maria Segura.

"Precisamos de uma nova escola para a redistribuição de todas as práticas pedagógicas que precisam ser desenvolvidas e que, muitas delas, deixam a desejar por conta da ausência de espaços", afirmou a secretária de Educação da cidade, Dione Maribel.

Vice-prefeito de Cosmorama, Juninho Silveira também reforçou o pedido por investimentos para a construção da nova unidade de ensino. "Já temos uma área de 15 mil metros, comprada com recursos próprios, e agora falta só a verba que a gente não consegue para a construção", completou.

Educação da região

O investimento do Estado no ensino superior da região foi tema da fala da vereadora do município vizinho de Tanabi, Daiane Ribeiro, que solicitou a criação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) na cidade.

"Temos um espaço propício para receber uma Fatec, para que possam ser ministrados cursos superiores, cursos de pós-graduação. Isso é muito importante para os nossos jovens, não só de Tanabi, mas de toda a nossa região", disse a vereadora.

Outro ponto abordado durante a audiência foi a atenção ao desenvolvimento de crianças neurodiversas da região. A vereadora Kataline Melhado solicitou recursos aos parlamentares presentes para a criação de um centro de referência na área para o atendimento regional.

"A maioria das crianças não tem condições. Temos uma fila imensa de crianças esperando neuropediatras para fechar diagnósticos", afirmou.

"O cuidado é permanente, no dia a dia, até ela ter uma condição de viver normalmente na sociedade. Temos que cuidar agora", completou o deputado Dirceu Dalben (Cidadania).

Na ocasião, a Comissão de Finanças da Alesp, representada nesta reunião pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente do Colegiado, e pelos deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) e Dirceu Dalben, anunciou a inclusão de R$ 750 mil para a cidade no Orçamento estadual, que será votado ao final do ano.

Proteção animal

Os pedidos para o custeio de ações de proteção animal dos municípios da Região de São José do Rio Preto também marcaram presença durante a audiência desta quinta. Jennifer Thaís, que atua no resgate de animais na cidade de Mirassol, solicitou recursos para associações veterinárias. "Estamos com bastante dificuldade para resgatar os animais das ruas. Quando a gente resgata, não temos para onde levar porque já está tudo lotado", disse.

"Hospitais veterinários estão sendo construídos para ajudar na causa animal. Falta muito ainda, mas estamos avançando com a participação da população nas audiências públicas", disse Dirceu Dalben.

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Confira o calendário completo:



Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp