Parlamentares debatem privatização das escolas públicas durante a Sessão Ordinária desta sexta, 12

Violência nas escolas, greve dos servidores da Praia Grande e disque-denúncia das comunidades terapêuticas também foram temas levados à tribuna do Plenário
12/04/2024 16:30 | Democracia | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Eduardo Suplicy (PT) e Carlos Giannazi (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Diniz (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na Sessão Ordinária desta sexta-feira (12), os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo usaram a tribuna do Plenário Juscelino Kubitscheck para debater, principalmente, assuntos ligados à área da Educação.

Durante seu tempo regimental, o deputado Carlos Giannazi (Psol) criticou as privatizações da rede estadual de ensino, mais especificamente os leilões que permitirão a gestão de escolas públicas por empresas privadas. "Educação não é mercadoria", criticou o parlamentar.

Ainda sobre o mesmo tema, o deputado Gil Diniz (PL) usou a tribuna para defender a gestão privada das escolas públicas: "Nós defendemos, sim. Que a iniciativa privada possa gerir, não todo, mas parte do sistema educacional", salientou. O parlamentar ainda ressaltou seu apoio às escolas cívico-militares e escolas confessionais, as que possuem vínculos com alguma religião.

Segurança nas escolas

Com foco na questão da violência dentro das escolas, o deputado Eduardo Suplicy (PT) relembrou o Projeto de Lei nº 589/2023, que institui o Programa de Proteção e Apoio ao Profissional da Educação Vítima de Violência. Sobre a medida, acrescentou: "Me parece um projeto de muito bom senso".

Outros temas tratados pelos deputados durante a Sessão desta sexta-feira foram: greve dos servidores do município da Praia Grande; o Projeto de Lei nº 1473/2023, que institui o disque-denúncia das comunidades terapêuticas; e a posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Diariamente, os 94 parlamentares da Alesp dispõem do Pequeno e do Grande Expediente, momentos nos quais podem falar sobre temas diversos, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp