Santa Fé do Sul: munícipes pedem mais investimentos para Saúde e entidades assistenciais

Esta foi a segunda audiência realizada pela Comissão de Finanças da Alesp na região de São José do Rio Preto, e a 9ª do cronograma de audiências do Orçamento 2025; parlamentares receberam pedidos para a Santa Casa e para a Apae do município
12/04/2024 13:45 | Audiências do Orçamento 2025 | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiência realizada em Santa Fé do Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro foi promovido pela CFOP da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Gilmaci Santos presidiu a reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> População pediu recursos para a Saúde da região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Calendário de audiências<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322587.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na manhã desta sexta-feira (12), em Santa Fé do Sul, mais uma audiência pública para discutir o Orçamento estadual para 2025. Durante o evento, a população local reivindicou mais recursos para a Saúde e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

A cidade, que está localizada na região de São José do Rio Preto, a 625 quilômetros da Capital, recebeu a 9ª audiência promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp. Este foi também o segundo encontro realizado pelo Colegiado na região.

Saúde

Santa Fé do Sul é destaque regional por conta de sua Santa Casa, responsável pelo atendimento de cerca de 60 mil habitantes da região, e por causa da faculdade de medicina da cidade, a Unifunec (Centro Universitário de Santa Fé do Sul). Durante a audiência desta sexta, a população local solicitou recursos para a manutenção da Saúde do município.

"Somos hoje o centro da nossa região. Uma cidade que atende uma comarca com cerca de 60 mil habitantes. Que haja o estudo, juntamente com o poder municipal, para que nós possamos aumentar o investimento da Saúde", disse a vereadora Paula Toppan, presidente da Câmara de Santa Fé.

Devido à posição de referência, moradores da cidade também solicitaram recursos para a construção de novos equipamentos de Saúde em Santa Fé. O professor Gilberto Antônio Luiz manifestou o pedido pela criação de um hospital universitário para fortalecimento do curso de medicina.

"A faculdade de medicina de Santa Fé do Sul deixará de existir se não tiver um hospital universitário à altura que possa dar uma boa formação acadêmica", afirmou. "Podemos nos vincular com o triângulo mineiro e criar um hospital universitário regional e, quem sabe, até transformar a Santa Casa nesse sentido", completou o professor.

Social

Outro destaque da audiência foram os pedidos para as entidades assistenciais da região, como a Apae, que promove ações para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Foram lembrados também o Lar dos Velhinhos de Santa Fé e o Gavas (Grupo de Apoio à Vida Animal), que atua no resgate de animais.

"Precisamos de um custeio permanente para que essas entidades possam sobreviver e atender os serviços que prestam para a nossa população", disse o vereador José Rollemberg.

"Temos a necessidade de ampliar o atendimento. O recurso vir na medida certa para que a entidade consiga andar pelas próprias pernas é uma problemática que precisa ser solucionada", completou Arnaldo Polleto, representante da Apae de Santa Fé.

Reivindicação regional, a criação de um centro de referência para crianças neurodiversas foi tema da fala da advogada Patrícia Tsutusme. "Essas crianças necessitam de intervenção de fonoaudiólogo, de um terapeuta ocupacional, acompanhamento pedagógico e fisioterapia. Que essas famílias não tenham que depender apenas dos seus recursos", afirmou.

Em resposta às principais reivindicações da audiência, a Comissão de Finanças da Alesp, representada pelo presidente do Colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e pelos deputados Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT), anunciou a reserva de R$ 750 mil para o município no Orçamento de 2025, que será votado ao final do ano.

"Não tem por parte do Orçamento do Estado um programa voltado para criar uma estrutura de atendimento multidisciplinar. A Comissão de Finanças e Orçamento vai trabalhar para, junto com os demais deputados, aprovar um programa que possa ter dentro do Governo", afirmou Marcolino.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316170726/

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Confira o calendário completo:

alesp