Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia poderá receber título de Utilidade Pública

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
15/03/2024 14:19 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo estadual poderá conceder o título de Utilidade Pública à Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). Esta iniciativa, resultado do Projeto de Lei 88/2024, do deputado Edmir Chedid (União), está em tramitação desde o início do mês na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Segundo o parlamentar, o título de Utilidade Pública é o reconhecimento do Estado - também pode ser concedido pela União e pelos Municípios - de que a entidade presta "relevantes serviços desinteressadamente à sociedade". "Somente as entidades legalmente constituídas e com reconhecida atuação em benefício da comunidade podem obter o título de Utilidade Pública", comentou.

A entidade foi instituída para disseminar o conceito e o conhecimento sobre a trombose e a hemostasia para prevenir suas consequências, investir em educação continuada e fomentar políticas governamentais, assistenciais e educacionais por meio de pesquisas relacionadas à trombose e às doenças hemorrágicas. "O intuito da entidade é o de preencher um espaço que havia no estudo, na pesquisa, prevenção e conscientização relacionada a estas ocorrências", disse.

Edmir Chedid explicou que a trombose e as doenças hemorrágicas são uma das principais causas de morte no mundo. "O tromboembolismo venoso é a terceira causa de morte mundial e o sub diagnóstico nesta área é muito grande aqui no país. Por isso, a necessidade de se reconhecer as ações desta instituição para continuar crescendo e expandindo seus conhecimentos", afirmou.

Em seu argumento, explicou ainda que a SBTH tem um "papel importante por integrar conhecimento e esforços globais de educação, pesquisa e conscientização sobre a trombose e as doenças hemorrágicas". "E, no propósito de reconhecer a relevância da finalidade institucional dessa entidade, propus esse Projeto de Lei visando a obtenção da declaração de Utilidade Pública", concluiu.


alesp