Programa Bolsa do Povo e situação dos hospitais no Estado são debatidos na Tribuna Virtual

Deputados falaram sobre a reunião que tiveram com secretários do Estado
15/04/2021 17:33 | Tribuna Virtual | Mauricia Figueira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Enio Tatto na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264866.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Mellão na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monica da Mandata Ativista na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264868.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares que participaram nesta quinta-feira (15) da Tribuna Virtual falaram sobre o Projeto de Lei 221/2021, de autoria do Executivo, que cria o programa Bolsa do Povo. A proposta chegou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na semana passada e está em tramitação.

"Hoje [quinta-feira] tivemos uma reunião com o secretário da Casa Civil, Cauê Macris, e com a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, para tratar do programa Bolsa do Povo. Eles foram muito transparentes ao responder que não é um novo programa, é uma denominação a um conjunto de programas sociais do governo estadual já existentes", disse a deputada Janaina Paschoal (PSL).

O projeto reúne ao menos seis ações e programas assistenciais do Estado, entre eles o Bolsa Trabalho, que será criado junto com o projeto e poderá pagar de R$ 450 até um salário mínimo para pais de alunos de escolas públicas que trabalhem nas unidades ou façam ações de prevenção à Covid-19.

A unificação dos programas sociais é vista de maneira favorável pela deputada Monica da Mandata Ativista (PSOL). "A organização de todos os programas já existentes formando um fundo único e um cadastro único é positiva, economiza recursos humanos", disse ela, na Tribuna Virtual.

No entanto, a parlamentar criticou a contratação de pais de alunos. "Essas pessoas vão ser chamadas a sair do isolamento social para ganharem um pouco recurso em nome de colocar sua vida em risco. Isso para mim é quarteirização, é mais precarização do trabalho", disse Monica.

Saúde

Em seguida, o deputado Enio Tatto (PT) pediu a realização de audiência pública na Alesp para analisar alterações no atendimento de emergência de hospitais gerais estaduais. "Isso está trazendo um enorme transtorno para a população. O pronto-socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra era o maior daquela região de Embu Guaçu, Itapecerica, Juquitiba e São Lourenço", disse.

Desde fevereiro, a orientação do governo é que os casos de menor complexidade sejam direcionados às UPAs. "Está superlotando os outros postos de saúde dos outros municípios, que já não tinham estrutura. Hoje o Hospital Geral só atende caso de emergência se o paciente tiver numa ambulância do Samu ou se passar por um posto de saúde e o médico encaminhar para a unidade", afirmou Tatto.

Ainda sobre saúde pública, o deputado Ricardo Mellão (Novo) pediu a abertura de novos leitos no Hospital Regional de Registro. "Tem um andar pronto lá, poderiam ser construídos 40 leitos para atendimento a Covid-19". A deputada Monica da Mandata Ativista lembrou também que "há pouquíssimos dias a cidade de Registro se mobilizou diante da possibilidade da falta de oxigênio às pessoas intubadas".


alesp