Audiência pública na Alesp debate alternativas para solucionar problema da Cracolândia

Este foi o segundo encontro organizado pelo deputado Major Mecca (PL) sobre o assunto e levantou o saldo das medidas tomadas após o primeiro
16/06/2023 17:56 | Cracolândia | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiência pública debate problema da Cracolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Major Mecca (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Charles Souza, associação de moradores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303608.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Vilardi, major da SSP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública debate problema da Cracolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Problema há mais de 30 anos, a situação da Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, foi tema de debate na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta quinta-feira (15). Desta vez, foi assunto de uma audiência pública convocada pelo deputado Major Mecca (PL), que reuniu moradores e comerciantes da região, além de agentes da Segurança Pública, membros do Executivo, da Defensoria Pública do Estado e parlamentares da Casa, como Lucas Bove (PL), Conte Lopes (PL) e Eduardo Suplicy (PT).

O encontro foi o segundo realizado pelo parlamentar e teve o objetivo de ouvir, novamente, a população, apresentar as medidas tomadas a partir da primeira audiência, que aconteceu no dia 27 de março deste ano, e verificar se surtiram o efeito desejado.

Mecca ressaltou a sua função, como parlamentar, de ouvir a população que sofre diariamente com o problema e encaminhar suas demandas para o Poder Executivo.

"A gente faz esse papel de contribuir com o Executivo para que as políticas públicas, realmente, atendam aos anseios dessas pessoas que moram e trabalham naquele local", afirmou Major Mecca.

Demandas

Entre os moradores que apresentaram suas demandas e angústias, esteve presente o presidente da Associação Geral do Centro de São Paulo, Charles Souza, que representa os moradores e comerciantes da região. Ele, que mora há 10 anos no bairro e, há 1, lidera o grupo, conta que chegou a notar uma redução no número de dependentes químicos no fim do ano passado, mas que, hoje, o cenário já voltou a ser o que era anteriormente.

Charles ainda diz que a situação está sufocando os moradores e pede ações efetivas às autoridades. "O que dá certo é os governantes sentarem em uma mesa, discutirem o tema de forma aberta e colocar em prática. Precisa fazer um serviço integrado e firme. Dar condições sociais, de saúde e também de segurança pública. O problema gira em torno desses três eixos", defendeu.

Ações

Segundo Major Mecca, o principal objetivo desse segundo evento com o mesmo tema é de apresentar as ações tomadas após o primeiro encontro e ouvir da população se elas foram efetivas. O parlamentar anunciou que, entre elas, estão a entrega da ata da primeira reunião com as reclamações da população ao secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e ao vice-governador do Estado, Felício Ramuth. Ramuth está encabeçando os trabalhos de revitalização da região e participou de uma reunião com moradores do bairro e o deputado. Apesar disso, Charles Souza afirmou que os moradores não notaram nenhum resultado concreto, além do aumento de policiamento.

Por sua vez, Rodrigo Vilardi, major da Coordenadoria de Políticas em Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, disse que, desde o começo do novo Governo no Estado, houve um aumento da sinergia entre as forças de segurança municipais e estaduais, do reforço no policiamento e das investigações.

"O mais importante é que, depois de mais de um ano, 15 meses, de alta na criminalidade naquela região, nos meses de abril e maio tivemos as primeiras reduções. É um começo de trabalho e de resultados, mas é um sinal que o trabalho dos policiais está dando resultados", afirmou Vilardi.

alesp