Audiência Pública em Itapeva debate diminuição de verbas para a região

Audiências Públicas Orçamento 2020 - Itapeva
16/09/2019 14:44 | Participação popular | July Stanzioni - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239866.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Antonio Hussne Cavani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239868.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prefeitos da Região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira (16/09) foi realizada a 5ª Audiência Pública sobre o Orçamento 2020 na cidade de Itapeva, localizada no sudoeste paulista. É a maior cidade entre os municípios do Vale do Ribeira e do Paranapanema. Uma das principais demandas apresentadas no encontro foi a diminuição do valor que poderá ser repassado à 16ª região administrativa no próximo ano. Segundo apresentação do presidente da reunião, o deputado Paulo Fiorilo (PT), serão menos R$ 34 milhões. "Sempre ouço o governo falar na diminuição das diferenças regionais. Quando você vê que de 2018 para 2019 houve queda de 18% das despesas e 45% de investimento, não precisa falar mais nada. Onde está essa diminuição das diferenças?", questionou Luiz Antônio Cavani, prefeito de Itapeva.

A Região Administrativa de Itapeva é formada por 32 municípios, sendo o celeiro agrícola que mais se desenvolve no agronegócio e na agroindústria, representada pela cultura da soja, tomate de mesa, carne bovina, batata, milho e feijão. Os presentes à audiência pediram mais investimentos nesta área. "Nós temos 87% da produção de pinos do Estado de São Paulo, 28% de eucalipto está aqui. A produção agropecuária, a maioria produzido no Estado, está aqui. Apesar de ser considerada uma região pobre, ela é grande contribuinte na produção de matéria prima para São Paulo", analisou Luciano Polackzek, prefeito de Apiaí.

Estradas vicinais, finalização de obras e asfaltamento também foram apelos dos presentes.

"O Estado deixa a desejar muito e sempre na questão das estradas vicinais e estaduais. Nossa estrada que liga Apiaí/Itaóca e Itaóca/Apiaí está um caos, não conseguimos passar", ressaltou o prefeito de Itaóca, Frederico Batista.

O pedido de Solange Penha, representante da Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, foi por mais verbas para educação. "Agradecemos à Alesp por mais uma vez vir à região e nos ouvir, por que é a melhor forma de se fazer política. Esse é o jeito que nós acreditamos de poder propor e colaborar naquilo que for possível".

O deputado Paulo Fiorilo presidiu a reunião e se colocou a disposição para ajudar nas questões. "A primeira coisa que vou deixar claro é que a gente vai brigar na Assembleia para tentar ter recursos para poder implementar determinadas demandas levantadas nas audiência pública, se não todas, as que são possíveis", finalizou. A próxima reunião sobre o Orçamento 2020 será em Ipaussu no dia 20 de setembro.


alesp