Evento na Alesp discute o papel das lideranças femininas no combate à violência de gênero
18/04/2024 15:53 | Paz e Segurança | Da Redação - Fotos: Carol Jacob








A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quinta-feira (18), um debate sobre a participação das mulheres na elaboração de políticas de promoção de paz e de segurança. O evento contou com a presença de especialistas e apresentou o Guia Prático de Aplicação Local da Agenda MPS.
Para a deputada Marina Helou (Rede), coordenadora do encontro, é preciso que mais mulheres assumam postos de comando e de tomada de decisões sobre os temas relacionados à paz e à segurança. "Historicamente excluídas dos espaços de poder, as mulheres podem ter um papel eficaz na construção de soluções", argumentou a parlamentar.
O Guia
Durante o evento, foi apresentado o Guia Prático de Aplicação Local da Agenda MPS. O documento serve para encorajar e capacitar lideranças locais em busca da redução da violência de gênero. A iniciativa sugere uma reavaliação do atual Plano Federal de MPS e propõe um novo documento com medidas mais assertivas.
Apesar de o tema ser discutido amplamente em países que enfrentam conflitos armados, a importância da regionalização deste debate é fundamental, explicou Marina Helou.
Participações
O lançamento contou com a presença de especialistas no tema. Uma das convidadas foi a embaixadora Irene Vida Gala, presidente da Associação de Mulheres Diplomatas Brasileiras.
Irene destacou que a perspectiva feminina pode trazer soluções diferentes em busca de uma sociedade mais igualitária e pacífica. "O impacto da violência é diferente no homem e na mulher", salientou.
Gabriele Garcia, fundadora do Think Twice Brasil, organização de incentivo à Educação para Paz e Direitos Humanos, também entende que o Brasil pode se beneficiar desta agenda. "Embora não se reconheça formalmente como uma zona de conflito armado, sabemos que o Brasil apresenta números que, às vezes, superam as zonas de guerra", pontuou.
O evento foi realizado no Auditório Teotônio Vilela e mediado por Beatriz Accioly, antropóloga e pesquisadora e gestora de projetos de impacto social. Participaram do evento também a coordenadora técnica legislativa da senadora Mara Gabrilli, Adriana Perri; a líder comunitária Joyce Meirelles; Viviane Rios, diplomata; e a poetisa Tawane Theodoro.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316309308
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações