Dia do Atleta Olímpico favorece debate sobre mais políticas públicas e investimento em esportes

Presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp defende esporte como política de segurança pública
23/06/2021 19:15 | Comemoração | Eduardo Reis

Compartilhar:

Canoísta Pepê Gonçalves (Foto: Miriam Jeske)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Altair Morais (Foto: José Antonio Teixeira)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (23/6), comemora-se o Dia Mundial do Atleta e do Desporto Olímpico, instaurado em 1894 em homenagem à criação do Comitê Olímpico Internacional.

Desde 1869, os jogos olímpicos acontecem de 4 em 4 anos, mas por conta da pandemia de Covid-19, a Olimpíada de Tóquio, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada para este ano. Não apenas as Olimpíadas, mas também toda a estrutura do esporte ainda está praticamente paralisada.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Altair Moraes (Republicanos), é urgente o apoio do poder público para o setor.

"Além dos atletas, as entidades também precisam de aportes financeiros para poder subsidiar as suas atividades", disse. "Como membro do Legislativo paulista e como presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, vou continuar me empenhando junto aos órgãos competentes do governo do Estado para levar mais recursos orçamentários para estas associações, bem como para fomentar as atividades esportivas, em todas as suas modalidades, nos municípios paulistas, completou o parlamentar."

Segundo Altair, as políticas públicas voltadas para o esporte são multidisciplinares. "O esporte é um caminho para tirar as crianças e jovens das ruas, afastá-las do mundo da criminalidade e das drogas. Por essa razão, deve estar presente não só nos estabelecimentos de ensino como também nas unidades socioeducativas, como meio de recuperação de jovens infratores, por exemplo", disse.

O presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, que já integrou a Seleção Brasileira de Karatê, ainda afirma que o esporte o ajudou como pessoa. "Foi através do esporte que eu conheci a importância dos valores que carrego comigo até os dias de hoje. Como respeito às regras e aos adversários, disciplina e trabalho em equipe. Eles norteiam o meu caráter e a minha personalidade".

Já para o membro do time Brasil para a próxima olimpíada, o canoísta Pedro (Pepê) Gonçalves acredita que é importante criar uma cultura esportiva no país. "Venho de origem humilde e entrei para o esporte por meio de um projeto social. Por isso, afirmo que mais ações sociais como estes projetos esportivos são essenciais para diversos jovens ingressarem no esporte, além de ser uma ótima forma para descobrir novos talentos", disse. "É importante incentivar as novas gerações, o esporte transforma", completou Pedro.

Olimpíadas de Tóquio

Para Altair Moraes, apesar da pandemia, os atletas brasileiros desempenharão bem nos jogos. "A minha expectativa é a melhor possível, apesar de termos vivido momentos delicados. Não foi fácil para os atletas, muitos deles tiveram que se afastar de suas atividades para se resguardar da doença. Mas acredito que todos irão se superar neste momento e dar o melhor de si no torneio. Vou acompanhar de perto e torcer pelos nossos atletas brasileiros que nos enchem de orgulho", afirmou.

Mesmo com a pandemia, Pepê conseguiu treinar em sua cidade natal, Piraju, no interior do Estado. "Depois de tanto treino, me sinto preparado e com as melhores expectativas para essa competição", disse. "Já sei como funcionam os Jogos e agora quero ir para conquistar o ouro inédito para o Brasil e estou muito focado para que isso aconteça", completou o atleta.


alesp