Frente Parlamentar que apoia a exploração de gás natural no Estado reúne especialistas para debater o tema

Reunião ocorreu de forma híbrida nesta sexta, 24
24/06/2022 15:33 | Apoio e Exploração do Gás Natural | Daniele Oliveira - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Frente Parlamentar de Apoio ao Gás Natural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio ao Gás Natural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288953.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio ao Gás Natural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio ao Gás Natural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288955.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deptª. Carla Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288954.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio ao Gás Natural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288956.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio ao Gás Natural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2022/fg288958.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alternativas de gases sustentáveis como o Natural e o Biometano foram temas discutidos pela Frente Parlamentar em Apoio à Exploração de Gás Natural no Estado de São Paulo, em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 24, na Assembleia Legislativa.

O encontro foi dirigido pela coordenadora da Frente, a deputada Carla Morando (PSDB), e contou com a participação de especialistas na área e com os representantes das três concessionárias de gases de São Paulo: Naturgy, Comgás e Gás Brasiliano.

"Essa Frente Parlamentar é muito importante para o Estado, principalmente neste momento que São Paulo vem tentando buscar a diminuição dos gases poluentes. Acredito que ela dará início a uma mudança geral na questão de emissão de poluentes, tanto por gás natural quanto biogás, e que nós conseguiremos evitar uma boa parte na atmosfera, atingindo a nossa meta", afirmou a idealizadora.

Durante a reunião, o sócio diretor da Consulgás, Ricardo Vallejo realizou uma apresentação comentando sobre as contribuições do gás natural para o Programa NET ZERO 2050, que é um tratado que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa na atmosfera, além de outros tópicos envolvendo o tema.

Ricardo afirmou que a inovação vem em um momento de debates acalorados sobre aquecimento global e a alta dos combustíveis. "É um momento muito importante porque a gente vem discutindo muito a questão da mudança climática e do preço dos combustíveis, a questão do diesel e principalmente a gasolina", disse.

A apresentação discorreu sobre a presença indispensável do gás em vários ambientes, como na indústria, no comércio, nas residências e também na mobilidade veicular. Outro tema discutido foi a criação de projetos como o Corredor Azul, já testado na Europa, que cria toda uma estrutura de rotas para o abastecimento de gás natural focado no transporte de cargas.

Entre os benefícios citados pelo especialista para a implementação de gases naturais, há a contribuição para a política de mudança climática, a menor dependência do diesel vindo de fora do país e o aproveitamento da riqueza estadual.

O gerente de Planejamento da Abegás, Marcelo Mendonça, comentou sobre a relevância do trabalho que tem sido elaborado pela Frente. "Essa frente parlamentar tem um caminho muito importante, sustentável, uma agenda positiva que a gente pode trazer para o Estado de São Paulo e para o país", disse.

Ao final da reunião, a deputada Carla afirmou que reunirá os assuntos debatidos para criar uma proposta de implementação e apresentará ao secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, Felipe Salto.

"É o momento de juntar tudo isso dentro de uma apresentação para mostrar ao secretário da Fazenda a proposta para que a gente consiga fazer a implementação desse incentivo e consiga colocar mais veículos a gás na rua, para diminuir a emissão dos poluentes na atmosfera", disse.

O encontro também contou com a presença do diretor institucional da Comgás, Adriano Zerbini, da diretora de gás da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) Paula Campos, a diretora comercial da Naturgy Giselia Pontes, a figura do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado representado por Ricardo Cantarani, além do diretor institucional da Arsesp Joaquim Matias, do Assessor de Assuntos Regulatórios na Gas Brasiliano Luís Felipe Mortarotti, gerente comercial da Comgás Maurício de Vincenzo e a figura do secretário de Logística e Transportes do Estado representado por Vladimir Gabriel.

alesp