Audiência pública debate implantação do Instituto Federal no ABC Paulista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
25/05/2023 14:14 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado Luiz Claudio Marcolino no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputado Luiz Claudio Marcolino promove no dia 26/05, na Alesp, diálogo sobre a reivindicação da unidade do IF para qualificar os jovens do ABC

A Audiência Pública que vai discutir a instalação de um Instituto Federal na região do ABC Paulista será realizada no próximo dia 26 de maio, às 15h, no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) atende apelos da população e da comunidade acadêmica por mais acesso à educação gratuita de qualidade para os jovens dessa região que tem sete cidades e cerca de três milhões de habitantes.

Há cidades e regiões menos populosas e com menos indústrias no país que contam com uma unidade do Instituto Federal. O ABC Paulista carece de equipamentos públicos de ensino, principalmente para os ensinos médio, técnico e tecnológico de nível superior.

Se a partir dos anos 50 o ABC foi um dos mais importantes polos industriais do país voltado ao setor automobilístico, ainda no século passado, passou a ser mais expressivo na indústria química e no setor petroquímico. "Ter uma unidade de ensino que tem qualidade de formar o jovem em sua forma integral, unindo o conhecimento geral e a tecnologia na metodologia é uma qualidade que só o Instituto Federal proporciona aos seus estudantes. Essa é uma reivindicação legítima da comunidade que estamos apoiando", afirmou o deputado.

O deputado Luiz Claudio Marcolino ressalta que essa é uma luta que conta com ações do Movimento Pró Instituto Federal do ABC (IF-ABC), que é formado por estudantes, educadores e profissionais de setores diversos da sociedade.

SETE CIDADES

O parlamentar avalia que o Instituto Federal pode ser instalado em qualquer uma das sete cidades que formam a região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

"Com essa mobilização buscamos sensibilizar o governo federal que - sob a gestão do presidente Lula - voltou a se preocupar com educação e não tem uma visão distorcida de que educação é gasto, mas é um investimento fundamental para o desenvolvimento do país. O Instituto Federal do ABC será mais um importante equipamento de educação pública e há muita demanda na região, principalmente dos jovens mais carentes", afirmou o deputado.

A possibilidade de obter qualificação no Instituto Federal no local próximo da residência também evita a evasão de jovens da região, que saem para estudar em São Paulo, e acabam não retornando ao ABC, fazendo com que a região perca talentos, novos profissionais qualificados.

De acordo com o deputado, há cerca de 15 anos teve início a reivindicação para a instalação de um Instituto Federal. A luta teve início após a fundação da Universidade Federal do ABC, em 2005. O movimento luta para que o IF-ABC prepare os jovens para a nova a vocação industrial e de serviços dessa região do estado.

O grupo preparou um diagnóstico e fez estudos dos rumos do desenvolvimento econômico e industrial do ABCDMRR e como a instalação do IF-ABC é fundamental para que o jovem tenha acesso ao ensino oferecido pela unidade, de forma gratuita e integral. O estudo será apresentado durante a audiência pública.


alesp