ILP promove palestra para discutir gestão da água e segurança hídrica

Para especialistas, crises hídricas têm como origem não só questões climáticas, mas também falta de investimentos e má gestão
27/11/2023 19:15 | ILP | Rafael Sotero, sob supervisão de Talis Mauricio

Compartilhar:

Ricardo Hirata em explanação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314379.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu, nesta segunda-feira (27), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Fapesp, a palestra "Gestão da água e segurança hídrica". O evento faz parte do "Ciclo ILP-Fapesp de ciência e inovação 2023", projetado para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e interessados nos temas abordados.

No evento, os palestrantes destacaram quais fatores levam a uma crise hídrica aprofundada. Segundo Ricardo Hirata, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, as crises ocorrem devido a três elementos essenciais para a segurança hídrica: falta de chuvas constantes, baixa nos investimentos e má gestão dos negócios.

"A crise só ocorre quando há falta destes três fatores no mesmo momento, não se fala muito sobre, mas a falta de infraestrutura e gestão dos recursos hídricos são fatores tão geradores de crises hídricas quanto a falta de chuva", disse Ricardo, apresentando os geradores de insegurança hídrica.

Regulação legislativa

A palestra também trabalhou estratégias para uma melhor gestão hídrica, dando enfoque para o aperfeiçoamento na regulação de águas subterrâneas. De acordo com Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Campinas, melhorias na legislação acarretariam diretamente na diminuição de períodos de crise hídrica.

"Vejam, se 97% das águas doces em forma líquida estão nos aquíferos do planeta, então a regulação do uso e do ordenamento do solo se faz essencial, imprescindível", comentou Luciana, argumentando a favor de políticas públicas para a melhoria da gestão das águas.

Para ter acesso à agenda de cursos do ILP basta acessar o site: https://www.al.sp.gov.br/ilp/


alesp